terça-feira, 31 de maio de 2011

BENFICA CAMPEÃO EUROPEU – FOI HÁ 50 ANOS

EM BERNA, EM 31 DE MAIO DE 1961



Há cinquenta anos, em Berna, no Wankdorf Stadium, o Benfica de Béla Guttman, num jogo memorável, venceu o Barcelona por 3-2.
É uma data inesquecível para o desporto português – é a primeira grande vitória – vitória mesmo – de uma equipa portuguesa numa competição internacional de prestígio e na modalidade que mais paixões desperta à superfície da terra.
Três anos apenas distavam do grande feito brasileiro em Estocolmo, que os portugueses haviam seguido e aplaudido como algo que nunca poderia acontecer por cá. Mas aconteceu. E embora o mérito desta conquista caiba aos jogadores do Benfica, à sua direcção, ao seu grande Presidente Maurício Vieira de Brito e ao director do futebol Manuel da Luz Afonso, ninguém poderá esquecer jamais o papel de Béla Guttman como treinador da equipa – uma espécie de mago que transformava em ouro, qual Midas, tudo aquilo em que tocava.
Antes de chegar a Portugal, já tinha sido campeão na Hungria pelo Üjpest, na Holanda pelo Enschede (agora Twente), na Itália pelo Milan, no Uruguai pelo Peñarol e no Brasil pelo S. Paulo.
Este inteligentíssimo e arguto judeu húngaro, depois naturalizado austríaco, que escapou, sabe-se lá como, às garras de Hitler, chegou ao Benfica vindo do Porto onde se tinha sagrado campeão na época de 19958/59. Numa transferência atribulada como sempre são as que ocorrem entre os dois grandes clubes portugueses, Guttman chegou ao Estádio da Luz, até então muito marcado pela herança inovadora de Otto Glória, para logo se sagrar campeão nacional, tendo previsto no contrato que assinou uma verba pela vitória na Taça dos Campeões Europeus, verba que a direcção do Benfica não teve qualquer dificuldade em deixar empolar tão remota era a possibilidade de aquele feito se verificar. De facto, nas cinco anteriores edições da prova, nunca as equipas portuguesas – Sporting (duas vezes), Porto (duas) e Benfica (uma) – haviam passado a primeira eliminatória.
Mas não foi assim na época de 60/61. O Benfica ainda em 1960 ganhou as primeiras duas eliminatórias ao Hearts (5-1, no conjunto dos dois jogos) e ao Üjpest (7-4); e depois em 1961 “despachou” o Aahrus (7-2) e o Rapid de Viena (4-1), enquanto o Barcelona, adversário da final, eliminou sucessivamente o Lierse (5-1), o Real Madrid, detentor dos cinco títulos anteriores, (4-3); o SK Hradec Krávolé (5-1); e o Hamburgo (2-2).
As duas equipas encontraram-se na final com oito jogos realizados - e não com quatro como por ignorância ou manifesto desejo de desvalorizar a vitória diz hoje o repórter do Público, um tal Luís Francisco – para um jogo em que o Barcelona era claramente favorito.
Köcsis marcou ao 20 minutos, de cabeça, Águas, aos 30 minutos, no primeiro ataque do Benfica empatou a centro de Cavém; logo a seguir, aos 32 m, Ramallets aumentou de auto-golo a vantagem para o Benfica; Coluna, no começo da segunda parte, marcou um grande golo e pôs o resultado em 3-1; e depois, aos 75 m, Czibor marcou o segundo do Barcelona.
E foi uma festa como nunca se tinha visto.
Águas foi o melhor marcador da prova com 12 golos, seguido de Zé Augusto com 6.
 Para a história fica a composição das duas equipas:
Benfica: Costa Pereira; Mário João, Germano e Ângelo; Neto e Cruz; José Augusto, Santana, Águas, Coluna e Cavém.
Treinador – Béla Guttman
Barcelona: Ramallets; Foncho, Gensana e Gracia; Verges e Garay; Kubala, Kocsis, Evaristo, Suarez e Czibor.
Treinador – Enrique Orizaola

Sem comentários: