segunda-feira, 30 de maio de 2011

RESCALDO DA ÉPOCA 2010/2011

AS VITÓRIAS E AS FRUSTRAÇÕES


Embora a época futebolística não tenha ainda acabado em Portugal, falta o jogo da selecção, no que respeita aos clubes está tudo acabado há um bom par de dias.
A época terminou em glória para o FCP e para Villas Boas, que, como treinador, conseguiu um feito notável.
É indiscutível que o Porto tem uma grande equipa que oscilou ligeiramente – muito ligeiramente – durante cerca de sessenta dias, mais ou menos os mesmos em que Falcão esteve lesionado. Mesmo assim, conseguiu durante esse período aguentar-se quase sem derrotas e praticamente sem favores. Aliás, os favores mais importantes – di-lo a experiência – são sempre os do início do campeonato. Isso não quer dizer que uma boa equipa não seja capaz de suplantar a ausência de favores, mas quer apenas significar que a existência desses favores torna a vida mais tranquila.
Quando o seu concorrente mais directo baqueou, o Porto manteve-se forte e vitorioso a ponto de ter quase ter triplicado, no campeonato, a diferença pontual que o separava do segundo classificado, ou seja, antes da derrota do Benfica em Braga por 2-1.
A partir dessa jornada o campeonato ficou entregue e depois ficou também a Taça de Portugal por o Benfica ter claudicado na eliminatória em que partia com dois golos de vantagem E a seguir a Liga Europa, onde desde há muito se previa não haver na prova equipa capaz de ombrear com os portistas.
Quatro títulos - com excepção de um, são títulos conquistados na sequência de muitos jogos - constituem um palmarés invejável para qualquer equipa do mundo.
Do lado do Benfica, pelo contrário, a “débacle” não poderia ser pior. Este foi um dos anos mais negros de toda a história do Benfica, não só pelo insucesso desportivo, mas principalmente pelo modo como a equipa se comportou a seguir ao jogo contra o Braga, para o campeonato. É, de facto, inadmissível que depois da derrota em Braga a equipa tenha entrado numa espiral descendente incontrolável, própria de um clube sem “rei nem roque”. Evidentemente, que os jogadores não podem deixar de ser responsabilizados, embora a responsabilidade maior pertença à direcção (da SAD e desportiva) e ao treinador. O que se passou durante os dois meses finais da época acabou por ser o espelho fiel daquilo que o Benfica é – uma equipa à deriva.
Pior ainda: esta situação só pode agravar-se na próxima época. Mantendo-se os mesmos intervenientes – e não há nenhuma razão para supor que vão mudar – os defeitos enquistados só podem tornar mais grave a presente situação.
No Benfica falta muita coisa, desde logo um plantel mais equilibrado, mas muito mais importante do que o plantel é o que está por detrás do plantel – a direcção e a equipa técnica. Há muita incompetência no Benfica e muito pouca instrução. Sabe-se hoje que as qualificações não são sinónimo de emprego garantido, mas sabe-se também que sem qualificações não há emprego. Os três principais responsáveis pelo futebol do Benfica – Vieira, Rui Costa e Jesus – não têm por junto a escolaridade mínima obrigatória que hoje se exige a um jovem em idade escolar. E o Benfica, como não pode deixar de ser, ressente-se disto. Em regra, uma regra quase sem excepções, as grandes empresas têm à sua frente gente preparada, com profundos conhecimentos no ramo e com elevadas qualificações académicas. Ainda houve um tempo em que o futebol estava à margem destas exigências, mas hoje está cada menos e quem continuar a apostar na iliteracia só pode esperar o descalabro.
AS qualificações só por si não são garantia de êxito, mas sem elas o êxito será certamente muito mais difícil.
O Benfica não tem quem saiba falar em público, quem seja capaz de interpretar e muito menos de gizar uma estratégia comunicacional.
Depois, o Benfica contrata mal e fala muito. O Benfica – soube-se agora – não tinha um treinador de guarda-redes competente. Mas de quem é a responsabilidade: da pessoa que desempenhava essas funções ou do treinador principal? O que se passou com os guarda-redes foi uma vergonha. E vamos lá ver se, face ao que veio a público, se a vergonha ainda não será maior. Aliás, o que está vindo a público levanta fundadas suspeitas sobre as razões profundas das múltiplas “asneiras” cometidas pelos dirigentes do Benfica. Pode bem ser que a “burrice” afinal mais não seja de que um expediente utilizado em proveito próprio por quem dirige.
Em conclusão, antevê-se um descalabro na próxima época ainda maior do que o desta.
O Sporting esteve ao nível daquilo que tem sido desde que lá saiu Paulo Bento. Esteve mal, muito mal, apesar de na ponta final ter recuperado um pouquinho relativamente aos seus concorrentes mais directos.
Já o Braga, acabou por fazer uma daquelas épocas em que esteve à beira de conseguir várias coisas, sem ter alcançado nenhuma. Todavia, as duas derrotas que infligiu ao Benfica e a presença na final da Liga Europa, onde não foi nada inferior ao Porto, garantiram um lugar na história aos jogadores e ao treinador. Um lugar que será doravante muito recordado se o Braga regredir ou que será mais depressa esquecido, se os próximos anos continuarem a ser de progresso e ascensão.
Quanto ao resto, o campeonato findo foi marcado por uma profunda desigualdade entre o Porto e as demais equipas concorrentes, desigualdade tão grande que deu mesmo para abrir um segundo fosso entre o Benfica e os demais.

1 comentário:

71460_5/8 disse...

LOL um dos anos mais negros da história do Benfica?

e eu que me lembro de num certo ano em que o clube não conseguiu o acesso as competições europeias e que os anti-benfiquistas até falaram numa descida de divisão!

o ano passado o Porto também teve um dos anos mais negros da história do clube? ou esse ano aconteceu quando foram condenados por corrupção?