terça-feira, 8 de março de 2016

O PORTO A SEIS PONTOS DO BENFICA




E A QUATRO DO SPORTING
"Erro de Casillas? Baía defenderia a bola com a mão fora da área...": Antigo candidato à presidência do Benfica e um dos futuros possíveis oponentes de Luís Filipe Vieira criticou qualidade do FC Porto e elogiou jogadores das 'águias'.

O Porto perdeu em Braga por 3-1. Não vi a primeira parte que terminou empatada a zero golos. Nem vou ver. O que vi na segunda parece-me suficiente para fazer a análise da equipa do Porto.

Já se tinha percebido, pelo jogo da Luz, contra o Benfica, que, depois da saída de Lopetegui, se entra com demasiada facilidade na área portista. Na Luz, como se sabe, só na primeira parte, além do golo, o Benfica poderia ter marcado mais três dentro da área.

Hoje, em Braga, viu-se na segunda parte uma equipa com grande capacidade de organização em todo o campo – e essa equipa foi o Sporting de Braga. Do Porto o que viu? Viu-se uma equipa acossada durante cerca de 50 minutos. Uma equipa sem ideias. Sem capacidade. Sem criatividade. Com dois centrais que, com todo o respeito, não teriam lugar numa boa equipa da segunda divisão. Com um guarda-redes emocionalmente perdido. Enfim, uma equipa que somente por acaso poderia empatar. E acaso deu-se por minutos. Numa incrível desatenção da defensiva bracarense, que apostou num fora de jogo inexistente, o Porto empatou numa recarga de Maxi Pereira. Mas depressa se percebeu que o Braga, que minutos antes estivera a centímetros do dois zero, poderia rapidamente reverter o resultado e desfazer o empate. E isso aconteceu com toda a naturalidade, mais uma vez por mérito do Braga e em virtude de um grande desequilíbrio defensivo do Porto. O terceiro golo é o resultado do tal desequilíbrio emocional do FC Porto, que nestes momentos perde a cabeça como uma vulgar equipa sem pergaminhos.

Tentar desculpar a derrota do Porto com Carlos Xistra é de uma enorme desonestidade intelectual. Carlos Xistra não teve a menor influência no resultado nem no modo como as equipas jogaram. Se os comentadores do Porto, como Miguel Guedes, continuarem a imputar as derrotas do Porto aos árbitros, os adversários apenas têm que agradecer. Agradecer esta incapacidade de perceber o que se passa com o Porto apenas pode ter como consequência manter o Porto tal qual está. Que Miguel Guedes e seus pares continuem a crucificar Vítor Pereira, o conselho de arbitragem e os árbitros que apitam as derrotas do Porto, óptimo para os adversários do Porto. O que se passa com o Porto é muito mais grave e nada tem a ver com as arbitragens.

Além de que – e nunca é exagerado lembrá-lo – ouvir os comentadores portistas falar de arbitragem como se houvesse uma cabala montada contra o seu clube só é possível por quem supõe que pode existir na actual arbitragem portuguesa algo de semelhante ao que durante décadas o Porto montou desde os famosos “Quinhentinhos” até ao mais recente “Apito Dourado”. Isso acabou e não voltará por muito que ainda haja quem sonhe com o regresso desses tempos. Hoje ganha-se ou perde-se no campo. Com erros, de vez em quanto, evidentemente, mas nunca erros tão grosseiros como os que às vezes os jogadores cometem. Como hoje Marcano e ontem Bryan Ruiz.

Depois do jogo desta noite, em Braga, o Porto fica a seis pontos do Benfica e a quatro do Sporting.

Daqui até ao fim o Benfica tem um calendário aparentemente mais fácil, mas tem, além dos jogos do campeonato, pelo menos mais um jogo na Liga dos Campeões e outro na Taça da Liga. Se na Taça da Liga fazer apenas mais um jogo pouca influência terá no ânimo dos jogadores, qualquer que venha a ser o resultado desse jogo, já o mesmo se não poderá dizer da Liga dos Campeões. Se o Benfica for eliminado em Sampetersburgo, essa derrota pesará imenso no ânimo dos jogadores. Se passar, a confiança cresce, mas o cansaço e a possibilidade de novas lesões também. Deste ponto de vista o Benfica está em pior situação do que o Sporting ou o Porto, ambos afastados das competições europeias e apenas, um deles, o Porto, como mais um jogo para realizar (final da Taça de Portugal) quando o campeonato já tiver acabado.

Portanto, nada está decidido. Para o Benfica cada jogo é uma final. A próxima é com o Zénite e a seguinte com o Tondela!

Para concluir: no Trio de Ataque desta noite, Oliveira e Costa, embora de certo modo conformado com o que aconteceu ao Sporting, um pouco n linha de quem já estava à espera que “essas desgraças” pudessem acontecer a Jesus, não se esqueceu de inventar (com pouca convicção) dois ou três penalties a favor do Sporting no jogo de ontem. Por aqui já poderemos ficar com a ideia do que os psicopatas do Sporting vão dizer da arbitragem nos próximos dias. Se é que hoje, noutros programas, os tristes e dependentes assalariados já não disseram isso e muito mais.

Tem que se reconhecer que, no Prolongamento, Pina foi relativamente comedido. Enfim, os adeptos "normais" sabem perfeitamente compreender e distinguir entre as incidências do jogo e as incidências que "alguém leva" para o jogo. Serrão também sabe fazer esta distinção. E sabe que o problema do Porto não é Carlos Xistra. Mas há quem não saiba...


Sem comentários: