quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BARCELONA CAMPEÃO DO MUNDO E MOURINHO DESPEITADO


O SANTOS FEZ O QUE PÔDE


No domingo de manhã, hora europeia, o Barcelona escreveu mais uma brilhante página na história do futebol. Sagrou-se campeão do mundo de clubes, derrotando o Santos por 4-0.

Foi o que se pode dizer uma vitória normal face à grande superioridade que o Barcelona hoje indiscutivelmente tem perante qualquer time do mundo. É certo que o Santos deste ano, mal classificado no campeonato brasileiro, não é o mesmo Santos que ganhou a Libertadores, mas isso é apenas um detalhe que não altera nada do essencial.

Aliás, o Santos e a imprensa brasileira em geral, reconheceram essa superioridade com a galhardia própria de quem gosta de futebol. E no Brasil sabe-se, como em nenhuma outra parte, o que é bom futebol. A grande vedeta do Santos, Neymar, foi o primeiro a reconhecer que o Barcelona “deu uma aula de futebol”. O que não deixa de ser uma atitude de grandeza, que somente os artistas seguros da sua arte sabem reconhecer, sem recearem que desse reconhecimento resulte ofuscado o seu próprio valor.

É já hoje um lugar comum dizer-se que este Barcelona de Guardiola, este Barcelona que ganhou 13 títulos em 16 possíveis, ficará para sempre nas páginas douradas da História do Futebol. Não apenas pelos títulos conquistados, que são importantes, mas por deixar uma marca indelével na forma de jogar e de encarar o jogo.

Mourinho, despeitado com as vitórias catalãs, não foi capaz de esconder o ressentimento com que assiste aos êxitos do seu grande rival. Deu-lhe os parabéns, mas minimizou a importância da vitória: os jogos que o Barcelona ganhou no Japão não têm grande importância. Só lhe faltou dizer, mas era nisso que estava a pensar, que já ganhou uma final ao Barça na Copa do Rei e o eliminou nas meias-finais da Champions, quando treinava o Inter de Milão (só que aí teria de acrescentar que ganhou ele …mais Olegário Benquerença, o árbitro português, que apitou a meia-final de Milão…).

E Mourinho também não percebe – ou faz que não percebe – que aquilo que o mundo inteiro celebra não é tanto as vitórias do Barcelona como o futebol do Barcelona! Facto irrelevante para quem, como Mourinho, o que interessa é ganhar!


Sem comentários: