sexta-feira, 8 de abril de 2016

SPORTING: A IMPUNIDADE COMPENSA?




MAIS UM ATAQUE À ARBITRAGEM

Durante a época em curso, aliás na sequência do que havia tentado, sem êxito, nas duas épocas anteriores, o Sporting definiu uma estratégia agressiva de ataque às estruturas da arbitragem e paralelamente à equipa que lhe fosse fazendo frente nas provas em disputa.

No primeiro mês da época a arrogância do presidente e do treinador, uma e outra fundadas numa observação muito defeituosa do valor dos adversários, fez supor, principalmente aos próprios, de que o caminho para a glória estava aberto, bastando apenas atacar cirúrgica e certeiramente a arbitragem em certos jogos, para que tudo, afinal, resultasse como as suas pobres mentes tinham imaginado.

Enganaram-se. Do lado do treinador não é de estranhar que se tenha enganado, tantas e tão semelhantes são as vezes em que se engana. Jesus é bem o exemplo de homem que não aprende com os próprios erros, como é comum entre as pessoas normais, e muito menos com os erros dos outros, como é apanágio das pessoas inteligentes. Do presidente nem sequer vale a pena referir ou tentar avaliar as suas faculdades tão primitivas e fanáticas são as suas reacções. De facto, ele reage como adepto apaixonado, incapaz de analisar com serenidade e proveito a razão de ser das situações que lhe são adversas.

A conjugação destas duas mentalidades, potenciadas pelas ocorrências da época, nomeadamente a partir do momento em que se percebeu que ela não iria ser em nenhuma das suas múltiplas componentes o passeio que aquelas duas pobres mentes tinham imaginado, fez com que a estratégia de ataque à arbitragem e ao Benfica, que cedo se revelou ser a grande equipa europeia hoje por todo o lado reconhecida, passasse a ser a única arma que ingenuamente julgam poder usar para tentar alcançar os seus objectivos.

Derrotados sem apelo nem agravo na Champions League, onde nem sequer transpuseram a porta de entrada – suprema humilhação para quem, além de “teso”, se considera importante -, humilhados na “segunda divisão” das provas europeias, corridos por equipas da Liga 2 na Taça da Liga, eliminados pelo Braga na Taça de Portugal, resta-lhes tentar, nos seis jogos que faltam para completar a Liga Sagres, usar todos os meios extra-futebol ao seu dispor para travar a gloriosa caminhada do Benfica rumo ao Tri-Campeonato.    

A tudo o que dissemos, junta-se o facto inquestionável de o Sporting ser hoje um clube exclusivamente dirigido por assalariados que vêem na conquista do título de campeão o único passaporte seguro para a sua própria sobrevivência. Sobrevivência económica, sobrevivência financeira e sobrevivência desportiva. Desesperados com o triste futuro que, continuando nesta senda, mais cedo do que tarde, inevitavelmente os espera, eles recorrem, até agora impunemente, a todos os meios para tentar impedir o desenlace que fatalmente os espera.

Para além das calúnias lançadas sobre a honorabilidade do Benfica – facto inquestionavelmente demonstrável não apenas pelas palavras do presidente na TVI 24 como também pelo comentário unânime que as mesmas suscitaram (tanto pelos que as secundavam como pelos que as contrariavam) -, o Sporting tem passado a época a caluniar a arbitragem e a criar, juntamente com os seus apaniguados, um clima de suspeição que os factos em que a fundamentam amplamente desmentem.

Seria fastidioso enumerar agora todas as “denúncias”, todas as “queixas”, todas as “acusações” a que o Sporting recorreu ao logo da época para desqualificar, desmoralizar e influenciar a arbitragem, embora essa enumeração não possa deixar de ser feita a seu tempo, mas isso não pode obstar a que se exija dos órgãos que disciplinam o futebol as medidas que se impõem e a punição sem contemplações das infracções cometidas, sob pena de a sua passividade ser interpretada como sinónimo de premiação da própria infracção.

Aliás, o Sporting tem tirado partido dessa passividade, redobrando a intensidade das ofensas e aumentando o nível da suspeição até ao ponto de condicionar a actuação imparcial dos árbitros (os vergonhosos episódios do Sporting-Tondela, que ficaram impunes, são apenas um simples exemplo).

No desempenho desta estratégia o Sporting tem vários mensageiros. Além do truculento presidente, tem os vigaristas da “verdade desportiva” na SIC, tem os trapaceiros ao seu serviço e tem os assalariados que com fúria de Rottweiler ou simplesmente como rafeiros obedecem à voz do dono com a mesma energia com que amanhã os atacarão se tiverem outro patrão que lhes pague.

É inacreditável que um dirigente assalariado do Sporting venha atacar vergonhosamente o árbitro nomeado para o Académica-Benfica do próximo sábado, criando-lhe um clima propositadamente destinado a impedir a imparcialidade de julgamento. Mas mais inacreditável é que esse vergonhoso e corrupto ataque fique impune quando é óbvio que o único objectivo que o move é prejudicar o Benfica pondo antecipadamente em causa a imparcialidade do árbitro. Prejudicar o Benfica por se estar a tentar que, na dúvida, o árbitro apite sempre contra o Benfica; e prejudicar o Benfica por se estar a tentar criar no espírito do árbitro a ideia de que a sua arbitragem só não será atacada se prejudicar abertamente o Benfica em lances capitais, demonstrando por essa tortuosa via  que não está condicionado pelo Benfica!  

Isto, mais coacção psicológica, é CORRUPCÃO, podendo abertamente afirmar-se que o Sporting entrou abertamente no caminho da CORRUPÇÃO para tentar ganhar o campeonato.

Não ganhará. Perdê-lo-á e não vai ser por dois pontos de diferença!

1 comentário:

Sarilhos Grandes disse...

Caro Ricardo Viana de Lima, o seu comentario é lapidar. Quanto a mim, falta apenas uma informação aos hipotéticos leitores, que é a designação do Paîs em que isto se passa JA HA MUITOS ANOS sem que as autoridades que têm a tutela do Desporto Nacional intervenham ou sequer tenham a intenção de o fazer. Tudo o que disse explica a nossa MEDIOCRIDADE congénital. Impera o COMPADRIO, a VIGARICE, em tempos disfarçada de Regionalismo ???!!!...NINGUEM, a começar pela maioria das gentes envolvidas na Polîtica, se interessa com a imagem do nosso Portugal : nem cà nem là fora. Haveria muito mais para dizer, concernando as eternas jogadas de bastidores denegrindo os adversàrios, revelando UMA BAIXEZA tão nossa ...! A actual direcção desportiva dos sportig cp, ainda não està ao nîvel dos tempos aureos do fcp mas a continuar assim,não faltarà muito tempo...; DOIS DOS INSTRUTORES JA LA ESTÃO , ALIADOS A UM AUTÊNTICO MISTIFICADOR DE OPINIÃO, ( neste caso a opinião (?) de alguns descerebrados sportinguistas...), CUJA MEGALOMANIA PATOLÔGICA NÃO PARACE TER LIMITES...: é ver o passado dele como cidadão e a habilidade com que aparece a acusar uns e outros...do que ele prôprio fez !!! Esperemos que não acabe em acidente sério entre adeptos...! Saudações Benfiquistas.