segunda-feira, 18 de abril de 2016

BENFICA – SETÚBAL, EXIBIÇÃO PARA ESQUECER




CAUSAS DESTA EXIBIÇÃO


O jogo desta noite contra o Setúbal talvez tenha sido a pior exibição da época do Benfica. O jogo não poderia ter começado pior. Aos 14 segundos já o Vitória ganhava por 1-0. Dois ressaltos no contexto de uma jogada bem conseguida na bola de saída puseram justamente o Vitória a vencer.

Depois deste golo o Benfica reagiu muito bem, com muita convicção, encostou o adversário à sua área e dispôs de vários lances de perigo. Até que, num lançamento oblíquo, tenso, como somente Eliseu sabe fazer, Jonas apareceu à frente da baliza, antecipando-se aos adversários e fez o golo do empate. O Benfica manteve a pressão e uns minutos mais tarde Jardel num canto empatou de cabeça. É certo que já antes o guarda-redes, Ricardo, tinha feito duas ou três defesas bem conseguidas.

A partir do 2-1 o Benfica desapareceu do jogo. Desacelerou e percebeu-se que passou a esperar que o terceiro golo caísse do “céu”. Não caiu.

Quem caiu na vulgaridade foi a equipa do Benfica na qual apenas quatro jogadores sobressaíram. Ederson, como de costume, brilhante nas saídas contra avançados isolados. Pode dizer-se que foi ele quem no último minuto de jogo garantiu a liderança do Benfica; Jardel, indiscutivelmente o melhor jogador de campo, marcou um golo, salvou outros e foi sempre o homem pronto-socorro que acudiu a todas as demais situações; Lindelöf, embora abaixo do que tem feito, manteve a segurança defensiva; Fedja, bem no meio campo durante uma hora.

Exibições a zero: Pizzi, pouco inteligente, enfim, exibição péssima, incrível não ter sido substituído; mais uma vez falhou m golo por não ser um jogador inteligente; a bola em que esteve isolado perante Ricardo, na primeira parte, nunca poderia ter sido rematada da maneira  que foi;  já não é a primeira vez que falha em lances idênticos a este; tem dificuldade em perceber como se tem de executar aquele tipo de bolas; Nelson Semedo, a anos –luz de André Almeida, foi um jogador a menos; a jogar assim não tem categoria para jogar no Benfica.

Quase a zero, Jonas, apesar do golo, desapareceu do jogo depois do segundo golo; inexplicável o que se passou; Mitroglou, quase não existiu, a não ser para incorrer em fora de jogo por cinco vezes; uma pálida imagem do que tem feito; Gaitan, lento, sem criatividade, sem influência no jogo, também desapareceu a partir do segundo golo. Nenhum destes três jogou contra o Bayern na quarta-feira.

Acima do zero, Eliseu, não comprometeu, não brilhou a não ser no passe do primeiro golo; Renato Sanches, a quarenta por cento do que costuma estar; Samaris, pouca bola, entrou no pior período do Benfica.

Carcela e Jiménez não tiveram bola; que fazer quando não há bola?

Contrariamente ao que se poderia supor, o Vitória fez um jogo honesto. Marcou, defendeu, perdeu a vantagem, entrou em desvantagem e superiorizou-se ao Benfica na segunda parte.

Em todo o caso tem de se dizer que mais do que o mérito do Vitória, que existiu, houve um enorme demérito do Benfica. Exibição a não repetir.

Aparentemente, as causas desta exibição têm a sua origem na eliminatória jogada contra o Bayern, uma eliminatória muito intensa de grande exigência em que o Benfica exprimiu o máximo da sua capacidade contra uma das melhores equipas do mundo. Disputar palmo a palmo uma eliminatória tão difícil tem necessariamente de deixar marcas. Oxalá, esta tenha sido a causa da exibição desta noite.

De positivo, apenas a reacção do Benfica ao golo sofrido aos 14 segundos. Mas era admissível esperar outra coisa do leader da prova?
Em tempo: atribuir a Jonas o prémio de homem do jogo só por brincadeira...que dirão Jardel, Ederson?


Sem comentários: