quinta-feira, 14 de abril de 2016

A ELIMINAÇÃO DO BENFICA NOS QUARTOS-DE-FINAL


NO AGREGADO, BAYERN 3 - BENFICA 2

LC: as reações dos jogadores do Benfica ao jogo com o Bayern Munique




Depois das vergonhosas prestações do Sporting e do Porto contra o Bayern de Munique em épocas anteriores não se pode admitir que a eliminação do Benfica pela diferença mínima tenha sido um bom resultado. Não,não é. Mas não ser um bom resultado não significa que o desempenho do Benfica nos dois encontros com os alemães tenha sido mau ou apenas razoável. Não, também não foi. O desempenho do Benfica foi bom e quase suficiente para passar a eliminatória.

Quando se fala em quase suficiente contra uma equipa como o Bayern, seguramente uma das melhores equipas do mundo e uma das que mais hipóteses tem de ganhar a Liga dos Campeões, depois do atlético de Madrid, tem necessariamente de concluir-se que somente uma grande equipa como o Benfica poderia ter estado à beira de eliminar o colosso financeiro da Baviera.

Quando ouvimos certos comentadores que se diz serem adeptos do Benfica, como Carlos Daniel, afirmarem que o Bayern foi incomparavelmente superior ao Benfica, lamentámos ter de lhes dizer que, por muita erudição futebolística que tenham, de futebol percebem pouco, a menos que estejam a querer ser politicamente correctos.

De facto relembrando ambos os jogos, pode dizer-se como muito bem sublinhou Manuel José, que o Benfica só não marcou, pelo menos, um golo em Munique (um golo que teria, é quase certo, sido suficiente para passar a eliminatória) porque de ambas as vezes em que o poderia ter feito a bola foi ter com o pé esquerdo de Jonas. Se tivesse ido para o direito, outro galo cantaria.

Em Lisboa, o Benfica depois de um excelente primeiro golo (Eliseu/Jiménez), só não marcou o segundo logo a seguir um pouco pela mesma razão. Aquela bola nos pés (no pé esquerdo) de Mitroglou era golo, sem que com isto se pretenda desmerecer por pouco que seja o excelente trabalho de Raul Jiménez.

Se os alemães oscilaram depois do primeiro golo – e oscilaram – imagine-se o que não seria se o Benfica tivesse marcado o segundo.

Não marcou e quem oscilou foi o Benfica depois do golo do empate de Arturo Vidal. Esse golo abalou psicologicamente o Benfica, mas apenas até ao intervalo. De facto, depois do intervalo, a equipa nunca mais voltou a baixar os braços, nem mesmo quando estava a perder por 2-1.

Foi graças a essa força anímica e às substituições operadas que o Benfica conseguiu empatar o jogo com um grande golo de Talisca e esteve em vias de marcar o terceiro pelo mesmo Talisca numa fase determinante do jogo, uma fase em que o Bayern estava outra vez oscilado muito. E só por acaso, mesmo assim, o Benfica não ganhou o jogo no último remate do jogo. Uma vitória que a acontecer teria sido justíssima e premiaria o seu excelente desempenho nesta eliminatória, apesar de em termos de resultado final da eliminatória não alterar nada.

Por outro lado – e isto independentemente do resultado do Benfica – torna-se cada vez mais evidente que a diferente ponderação atribuída aos golos, consoante são marcados fora ou em casa, constitui hoje um indiscutível factor de desvirtuamento do resultado final. É tempo de a UEFA acabar com esta regra “pré-histórica”, atribuindo aos golos o mesmo valor, sejam marcados em casa ou fora, sejam sofridos em casa ou fora!

Ter muita posse de bola, a maior parte dela estéril, não é sinónimo de domínio. Pode até representar ineficácia. O que importa é saber atacar bem e defender melhor. Neste plano, que é o que interessa, o Benfica não foi inferior ao Bayern. Evidentemente que tudo fica muito complicado quando a vitória de uma equipa fica garantida mesmo que no agregado dos dois jogos haja um empate. E foi contra esta hipótese, muito mais do que contra o Bayern, que o Benfica perdeu esta noite a eliminatória.

Apesar de tudo, regresso meritório à Liga dos Campeões e grande desempenho, em todos os jogos, do treinador Rui Vitória. Parabéns aos jogadores, a todos os jogadores que participaram nestes dez jogos da Liga dos Campeões, pelos resultados obtidos.


7 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Daniel é Porto. Nuno Dias, Sporting. Carlos Albuquerque, Sporting. Paulo Sérgio, Sporting.Cláudia Lopes, Sporting. Ribeiro Cristóvão, Sporting. David Borges, Benfica. Octávio Lopes, Sporting. Jorge Batista, Benfica.João Rosado, Sporting.

antonioSLB disse...

Amigo Anónimo, Carlos Daniel é tão Benfiquista como eu e se calhar mais que você! Se não acredita aconselho o livro Ser Benfiquista, onde 100 personalidades benfiquistas escrevem sobre o Clube que Amam. E o Carlos aparece lá também com a sua história de ligação ao Benfica. Posso mesmo dizer que é completamente doente! Outra coisa é a postura de independência e isenção que ele acha que deve ter, ao contrário de outros que são adeptos dos outros clubes e que não conseguem ser isentos, não enganam ninguém, tal o facciosismo que demonstram.
Paulo Sérgio não é do sporting, é portista doente!

Anónimo disse...

Carlos Daniel é benfiquista. Mas tal como João Gobern é daqueles que até fala contra o Benfica para demonstrar aos portistas que é isento.

Anónimo disse...

Carlos Daniel isento???
Com plateia diz toda a tolice que a mesma quer ouvir.

É um Pina mais inteligente, sem ser palhaço.

Anónimo disse...

Nem mais. É isso sem tirar nem pôr.

Miguel


p.s. Tenho pena deste blogue não ser tão visível quanto outros devido à sua grande qualidade.
O nome do mesmo não o liga ao nosso clube. Essa é a minha opinião.

FranciscoB disse...

Mais 1 Excelente Post.

Apenas discordo das considerações sobre o golo fora; não me parece q seja uma má regra, mesmo nos dias de hoje.

Anónimo disse...

Já tinha pensado nisso e concordo contigo, esta regra dos golos fora já não faz sentido, num tempo em que já não é tão difícil marcar golos fora. Basicamente, esta regra premeia quem ganha 1-0 em casa e depois perde 2-1 ou 3-2 fora, porque basta perder a 2ª mão pela mesma margem. É como dizes, era um obstáculo ainda maior que o próprio Bayern.
Ainda assim, podia perfeitamente ter acontecido nesta nossa eliminatória e seria tremendamente injusto sermos eliminados dessa forma.
Parabéns à equipa e a Rui Vitória, que nos deixaram a todos orgulhosos!!
Parabéns também pelo blog, que só recentemente conheci, mas que passei a acompanhar com agrado.
O Carlos Daniel é benfiquista.

Benfica dá-me o 35!!!

Abraço

Mário Rui