quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PORTUGAL QUALIFICADO PARA O EURO 2012

VITÓRIA SOBRE A BÓSNIA POR 6-2

Portugal no pote 3, com Croácia, Grécia e Suécia (SAPO)



Depois de um começo desastroso no grupo de apuramento, a selecção portuguesa de futebol, sob direcção da nova equipa técnica a partir da terceira jornada, venceu com relativa facilidade, e nalguns casos até com certo brilhantismo, os cinco encontros seguintes, mas voltou a claudicar no derradeiro, contra a Dinamarca, no qual lhe bastava um empate para se qualificar directamente.

Não o obteve. Perdeu o jogo e até poderia ter sido goleada pondo inclusive em causa o segundo lugar. Não foi, por sorte, e qualificou-se para o play off, cabendo-lhe defrontar a Bósnia-Herzegovina.

No primeiro jogo, disputado na “muçulmana” Zelica, Portugal jogou bem no primeiro tempo e poderia logo aí ter decidido a eliminatória. Não aconteceu. No segundo tempo, em certas fases do jogo, a Bósnia foi superior, mas sem nunca ameaçar a superioridade portuguesa. O jogo terminou empatado 0-0 e o “tira-teimas” ficou adiado para quatro dias depois, no Estádio da Luz, em Lisboa.

E ontem, nesse jogo da segunda mão contra a Bósnia-Herzegovina, Portugal ganhou, goleando por 6-2.

O resultado espelha de certa forma a diferença entre as duas equipas. Não é que a Bósnia não tenha alguns excelentes jogadores. Tem. O que acontece é que nem sempre as equipas “jugoslavas” têm um futebol condizente com a categoria dos seus jogadores.

E a equipa portuguesa, apesar de não ter contado com todos aqueles que têm categoria para jogar na selecção, por rejeição de alguns deles por parte de Paulo Bento, não teve dificuldade em colocar-se em vencedora, logo nos primeiros minutos de jogo, mercê de um excelente golo de Ronaldo, marcado a cerca de trinta metros de livre directo, depois de pouco antes Meireles ter falhado incrivelmente um “golo certo”, rematando ao lado.

Mais uns minutos, e Nani, que nem sempre tem jogado na selecção o que joga no Manchester United, fez um daqueles remates com que costuma entusiasmar Old Trafford, marcando o segundo. Um grande golo.

Tudo parecia inclinado para uma vitória fácil e folgada, sem sobressaltos. Mas não. Num cruzamento para a área portuguesa, Coentrão saltou com o braço no ar, um pouco à semelhança dos jogadores de andebol, e fez penalty. Foi o 2-1.

No Estádio da Luz pairou o espectro do empate. Logo da eliminação de Portugal. Não porque a Bósnia estivesse a reagir à supremacia portuguesa, mas porque da segunda vez que foi área adversa marcou um golo. Entretanto, a primeira parte terminou.

Na segunda parte, Cristiano Ronaldo, com um novo golo, tornou as coisas fáceis, restabelecendo uma diferença tranquilizante. E mais fáceis ficaram, porque na sequência desse golo, Lulic foi expulso por ter protestado fora de jogo de Ronaldo. A RTP não parou a jogada, nem traçou a tal linha para se perceber se Ronaldo estava ou não em jogo. Nas poucas repetições que passou, uma vezes parecia que sim, outras que não, consoante o ângulo de visão.

Mesmo assim, com dez e a perder por dois de diferença, os bósnios reagiram e marcaram o segundo – um golo também protestado pelos portugueses por alegado fora de jogo. A RTP também não esclareceu, embora nas repetições parecesse que Pepe estava a pôr o adversário em jogo.

A partir daí a selecção portuguesa resolveu tirar todas as dúvidas, mandando no jogo, sem apelo nem agravo. Marcou mais três golos, dois dos quais por Postiga e outro por Veloso num livre directo muito bem executado, que os bósnios estavam manifestamente a contar que fosse marcado por Ronaldo.

No fim, uma grande festa: dos jogadores, da equipa técnica, dos jornalistas e, compreensivelmente, do público.

Que dizer mais? Em primeiro lugar, que as debilidades da equipa se mantém. Há jogos em que se notam menos, como ontem, outras em que se notam mais. Mas estão lá. Há jogadores que não têm categoria para jogar na selecção. Há outros que podem jogar muito mais, como é o caso de Coentrão – que está a ser vítima das “exigências tácticas de Mourinho no RM – e de Nani. E há problemas de posicionamento táctico da equipa em campo que não auguram nada de bom.

A selecção portuguesa sofreu doze golos na fase de grupo, um golo e meio por jogo, o que, a manter-se, desde logo torna inviável qualquer bom resultado na fase final. Dir-se-á que cinco desses golos foram marcados, em apenas dois jogos, sob a direcção da anterior equipa técnica. É verdade. Mas também é verdade que sob a “gestão” Paulo Bento, a equipa sofreu nove golos em sete jogos oficiais. É muito golo sofrido. Algo está mal. E quando isso acontece na defesa a culpa é do treinador pelo menos em setenta por cento, como dizem alguns técnicos. Logo, as perspectivas não são boas…

A “festa da vitória” compreende-se pela enorme pressão que havia sido posta no jogo e pelos riscos que o mesmo implicava, mas é manifestamente desproporcionada face à valia do adversário – a Bósnia, essa “coisa” amputada da Jugoslávia para satisfazer interesses geoestratégicos de uma certa potência europeia…

Sem comentários: