segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AINDA O VANDALISMO DOS ADEPTOS DO SPORTING

O BENFICA DEVE AGIR COM FIRMEZA



O Benfica faz mal em circunscrever a responsabilidade do que no sábado passado se passou na Luz a unicamente às declarações de um vice-presidente do clube de Alvalade. No Sporting todos têm culpa. Desde o presidente e restantes membros da direcção aos comentadores desportivos do clube todos são responsáveis.

Alias, a primeira medida que o Benfica deveria tomar na área da comunicação social era a de solicitar o afastamento dos comentadores que em seu nome participam naqueles espectáculos semanais para atrasados mentais, deixando o clube sem qualquer representatividade. Sem o Benfica tais programas não teriam qualquer hipótese de existir. Se tais comentadores se recusassem a seguir a orientação preconizada pela direcção, esta deveria pura e simplesmente desautorizá-los, estudando inclusive a hipótese de os expulsar de associados pelos prejuízos que a sua presença em programas daquela indigência causa ao clube e ao futebol em geral.

Por outro lado, como aqui já se preconizou, o Benfica deveria também actuar implacavelmente contra o Sporting, tanto no plano disciplinar como financeiro. Tudo indica que o Benfica está a tentar encontrar um bode expiatório, isolando-o para mais facilmente irresponsabilizar os demais,  e a circunscrever os danos materiais e desportivos ao mínimo admissível.

Razões para tal comportamento somente quem conhece as coisas por dentro as poderá explicitar, pois já se sabe que o futebol tem razões que o comum dos mortais desconhece.

O receio que os adeptos do Benfica possam fazer outro tanto em Alvalade não tem razão de ser, já que as claques do clube só poderão assistir ao jogo se os bilhetes forem por ele solicitados. Além de que o Benfica não precisa de apoiantes para jogar em Alvalade.

Este bate-boca que se está a passar entre os dirigentes dos dois clubes não faz o menor sentido por parte do Benfica. Uma simples declaração, firme, abrangente e implacável, teria sido suficiente. O mais importante viria depois, actuando por escrito e por palavras nos locais competentes.

Quanto à rede onde os adeptos do Sporting foram obrigados a ver o jogo, bem como à vigilância da policial, o Benfica só tem que demonstrar, citando as fontes legais e regulamentares aplicáveis, que a sua actuação é legalmente correcta; e quanto à polícia, só tem que exigir que esta explique como é que os adeptos do Sporting tinham, à mão, material incendiário susceptível de utilização durante ou no fim do jogo. Nada mais!

As consequências serão depois retiradas noutro lado.

Sem comentários: