segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BENFICA CONTINUA NA FRENTE



PORTO MANTÉM PERSEGUIÇÃO 



 

Porto e Benfica ganharam pelo mesmo resultado – 3-1 – os jogos da primeira jornada da primeira volta.

A vitória do Porto acabou sendo mais fácil que a do Benfica. O Guimarães disputa o jogo pelo jogo, qualquer que seja o adversário. Isso permitiu ao Porto encontrar espaços e pôr em jogo o seu futebol sem temer excessivamente o resultado de um contra-ataque, arma primeira daqueles que só sabem defender.

Mesmo sem Hulk, com James Rodriguez ao leme, o Porto foi equipa mais do que suficiente para o Guimarães. James continua afirmando-se como a grande referência dos “dragões”. Moutinho confirma também o apuramento de forma que depois do Natal se vem verificando. Com Moutinho a jogar como no ano passado, o Porto será seguramente uma equipa diferente.

Na Luz, cedo se percebeu que o Gil Vicente vinha jogar com marcações muito rígidas, deixando sempre muito pouco espaço para a criatividade dos jogadores benfiquistas, tanto assim que somente na sequência de uma jogada de bola parada o Benfica conseguiu marcar na primeira parte, por Cardozo.

Mas esse golo não chegou para o Benfica sair para o intervalo a vencer. Pouco antes do fim da primeira parte, numa bola rechaçada por Artur, Rodrigo com um fortíssimo pontapé de meia distância fez a igualdade. Um grande golo.

Na segunda parte, o Gil esteve a milímetros de marcar o segundo, num desentendimento da defesa benfiquista, mas Artur, mais uma vez, salvou a equipa de uma situação difícil.

E por aí se ficou o Gil Vicente em matéria de ataque que nem sequer chegar a aproveitar uma situação potencialmente perigosa inventada pelo árbitro.

Mas o facto de o Gil não atacar não significa que não estivesse a tolher com eficácia a manobra atacante benfiquista. Perante a incapacidade atacante do Benfica, Jesus substituiu Gaitan por Aimar, e, logo a seguir, Javi Garcia por Bruno César, fazendo recuar Witsel.
E cinco minutos depois o Benfica marcava por Rodrigo e no minuto seguinte por Aimar, numa grande jogada do argentino, a passe de Nolito.

O jogo ficou arrumado e o Benfica respirou de alívio.

Nos outros jogos realce para a vitória do Braga sobre o Rio Ave (2-1), consolidando o terceiro lugar, para a vitória de Marítimo em Aveiro (1-2), na senda da excelente época que está fazendo e para o decepcionante empate do Sporting em Olhão (0-0), agora a treze pontos do Benfica, a onze do Porto, a cinco do Braga e em igualdade com o Marítimo (29 pontos cada).

Finalmente, o Paços de Ferreira, que já não vencia para o campeonato há meses, ganhou ao Setúbal por 2-1, ficando apenas a dois pontos da equipa sadina, que é penúltima, bem como do Leiria e do Rio Ave.


Sem comentários: