quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ANDRÉS INIESTA, O MELHOR DA UEFA


 

UM PRÉMIO MAIS QUE MERECIDO
Andrés Iniesta, Mejor Jugador de la UEFA
 

 

Iniesta, o excelente jogador do Barcelona e da selecção espanhola, ganhou hoje à tarde o prémio de melhor jogador da UEFA. Votado por 53 jornalistas, representativos das federações europeias, Iniesta sucede a Messi neste novel prémio, numa vitória porventura indiciadora de uma nova consagração lá mais para o fim do ano.

A atribuição a Iniesta do prémio de melhor jogador da UEFA é justíssima. Iniesta tem sido ao longo destas últimas épocas um nome incontornável no Barcelona e na selecção espanhola. Para além das suas exibições, da sua classe, o prémio também simboliza e homenageia a valia do jogador espanhol. A Espanha foi como se sabe consecutivamente campeã da Europa, do Mundo e da Europa; compreender-se-ia mal que não houvesse um jogador espanhol premiado. A vitória de Iniesta por essa razão é também a vitória dos jogadores espanhóis do Real Madrid e do Barcelona, bem dos demais que, jogando noutras equipas, têm dado o seu contributo à selecção nos últimos anos.
Para ganhar Iniesta teve de vencer o insuperável Messi, que o ano passado marcou mais de 50 golos, mas não ganhou o campeonato nem a Liga dos Campeões e o mediático Cristiano Ronaldo, que ganhou o campeonato espanhol, marcou igualmente muitos golos, mas menos que Messi, e que não teve uma prestação excepcional no Europeu.

Iniesta é, além do mais, a anti-estrela, a negação da vedeta moderna. Ele exibe-se no campo e não nas redes sociais, nem tão-pouco tem ao seu serviço um poderosíssimo serviço de marketing. É um rapaz modesto e simples que não procura a ribalta nem se prevalece da sua grande classe para permanentemente se pôr em bicos de pés. Daí que a sua vitória seja unanimente saudada pelos adeptos do futebol em todo o mundo.
É uma vitória justa e merecida. Parabéns Iniesta!

Sem comentários: