quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COISAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS


 

A ARBITRAGEM SEMPRE NA ORDEM DO DIA

 

O Correio da Manhã de hoje noticia que o F. C. Porto teve no dia 14 de Setembro, em Lisboa, uma reunião secreta com o Conselho de Arbitragem, na qual teria “vetado” dois árbitros – Duarte Gomes e Bruno Paixão – para apitarem jogos da equipa. Segundo o jornal, Vítor Pereira e Lucílio Baptista estiveram presentes, mas não Luis Guilherme que declinou o convite para a referida reunião.

É claro que em Portugal nunca se vai saber se isto aconteceu ou não, embora nas declarações prestadas hoje por um membro da associação de árbitros a reunião não tenha sido negada. Negado, no sentido de que não parece crível, foi o veto dos árbitros.

A questão, porem, era fácil de resolver. Certamente o Conselho de Arbitragem tem uma agenda. A primeira coisa aa saber é se dessa agenda consta ou não aquela reunião. Se não constar, então, provando-se que ela teve lugar, ela terá sido uma reunião secreta. E se foi secreta todas as suspeições são legítimas.
E então se saberioa se, de facto, a arbitragem é dirigida de dentro para fora ou ...de fora para dentro.

 

Vítor Pereira, treinador do FCP, disse hoje ou ontem aos jornais que não apenas quer ganhar o próximo jogo do campeonato contra o Rio Ave, mas “aumentar mais a vantagem para os adversários”. Ora vamos lá recapitular para ver se eu percebi: Vítor Pereira quer ganhar, quer fazer três pontos contra o Rio Ave. Mas quer também aumentar a vantagem. Mas como, se a vitória do Porto só vale três pontos? Então, isso significa que para aumentar a vantagem ele tem de interferir nos jogos dos adversários directos (o Benfica, obviamente). E como pode ele interferiu num jogo em que não participa, em que não é parte? Que relação existe entre este parágrafo e o anterior? Essa a grande questão…

 

Jorge Jesus quer ganhar em Paços de Ferreira (quem não quer?) e diz que o Benfica tem de estar preparado para superar obstáculos externos. Até aqui tudo bem. Mas afirma a seguir que a grande prioridade do clube é o campeonato. Então, a Liga dos Campeões, a Taça de Portugal não são prioridades? Lamentável que na véspera de um jogo contra o Barcelona na prova mais famosa do calendário futebolístico europeu o treinador do Benfica venha dizer que a prioridade é o campeonato…

Sem comentários: