domingo, 25 de julho de 2010

BENFICA NÃO DESCE MÉDIA DE GOLOS SOFRIDOS



ROBERTO NÃO SERVE, MAS HÁ MAIS QUEM NÃO ESTEJA BEM

Ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas, salvo aquelas que o futuro apenas se encarregará de confirmar. É o que se passa com o guarda-redes, que mais uma vez se viu que não tem cultura de baliza.
O primeiro golo até poderia entrar. O que não pode é entrar da forma que entrou. O guarda-redes ou saía ou adiantava-se, encurtando o ângulo, e fazia a mancha. O que não pode é um homem de um metro e noventa ficar de pé quase junto à baliza à espera que o avançado adversário remate.
Portanto, Roberto é assunto arrumado. Se o treinador quiser perder e sofrer golos uns atrás dos outros, joga com Roberto. Se quiser evitar este descalabro, joga com quem tiver à mão, seja Júlio César ou Moreira. Não fica bem servido, mas comparativamente com a hipótese que se perfila é a única solução aceitável.
É igualmente indiscutível que a equipa não está a defender bem. David Luiz comete muitos erros tácticos, como aqui se já disse. Sidney também não é Luisão e os laterais que têm jogado estão longe de igualar a competência dos que ainda estão de férias.
Coentrão já regressou e, se ficar, há muitas hipóteses de ele regressar ao lugar de ala esquerdo, já que o Benfica, na sua ausência, não tem quem jogue pelas alas. O que seria mau, já que ele é muito melhor com defesa esquerdo.
A equipa vai marcando golos, vai superando as deficiências defensivas marcando muitos golos, mas, como já se viu, isso não chega. Por outro lado, a sensação com que se fica é a de que há uma certa desarrumação na equipa, a ponto de se ficar com a impressão de que nem todos sabem qual é o seu papel, contrariamente ao que acontecia o ano passado em que nada parecia acontecer por acaso.
O melhor que Jesus tem a fazer é deixar-se de respostas arrogantes e impertinentes sobre o guarda-redes e tratar de distribuir os papéis de modo a que um possa fazer a melhor interpretação possível da função que lhe cabe. E arranjar quem jogue pelas bandas, porque mesmo depois do regresso a tempo inteiro de Coentrão e de Maxi Pereira - e supondo que ambos jogarão nos lugares em que jogaram o ano passado - não se lhes pode pedir que eles desempenhem sozinhos aquela função e que, além disso, ainda defendam.
Ainda há muitas nuvens por dissipar sobre o Estádio da Luz…

Sem comentários: