quinta-feira, 29 de julho de 2010

AS DUAS PRIMEIRAS "VÍTIMAS" DE MOURINHO



GUTI E RAUL

Como aqui tínhamos previsto, Mourinho iria seguramente operar várias mudanças no Real Madrid. Sabe-se que uma das decisões mais difíceis com que qualquer treinador se depara consiste em afastar de uma equipa famosa (em princípio, até de qualquer equipa) os “históricos”, carregados de prestígio e de anos de casa, quando começam a envelhecer e teimam em continuar.
Poucos são os treinadores com coragem para os afastar. Os adeptos estão afeiçoados a tais jogadores, já que eles contribuíram para muitos dos títulos conquistados e partilharam com a afiction muitas tardes de glória.
Os adeptos têm muita dificuldade em distinguir o merecido reconhecimento que lhes deve eternamente ser tributado pelo clube onde jogaram e o afastamento do plantel. Normalmente, a paixão leva-os a supor que esse reconhecimento só estará à medida da retribuição devida se as ditas glórias forem mantidas no plantel.
Poucos são os que seguem o exemplo de Zidane: afastar-se ainda no auge da forma. Normalmente, têm tendência a “arrastar-se”, de preferência na equipa onde se consagraram. Só quando isso se torna impossível por imposição do treinador é que eles tentam outra via: normalmente tendem a ir para uma equipa de segunda linha mas ainda com algumas pretensões.
Foi essa a via escolhida por Raul – uma das maiores glórias da história do RM – e será certamente também a de Guti – um “canterano” com mais de duas décadas de clube.
Esta é a primeira vitória de Mourinho. Quem se seguirá? Penso que será Valdano…por razões aparentemente diferentes. Vamos aguardar.

Sem comentários: