domingo, 28 de novembro de 2010

BENFICA: CARDOOOZO!



BOM JOGO EM AVEIRO

Antes de falar sobre o jogo de hoje à noite, em Aveiro, algumas considerações sobre o “envolvimento” jornalístico que acompanha certos jogos de futebol.
Quando os jogos de futebol da Primeira liga são transmitidos pelo Sport TV, a regra é conhecida: se forem jogados a norte do Mondego, o relator do jogo e o comentador são afectos ao FCP e não pronunciam qualquer palavra que possa ser usada depois contra o clube das Antas. A não ser quando a vitória é tão clara, que até convém dizer algo contra para simular alguma imparcialidade.
Quando se disputam abaixo do Mondego, na maior parte das vezes continua a haver alguém afecto ao FCP e o outro membro da reportagem ora simpatiza com o Sporting ora com o Benfica.
Na TVI as coisas não são bem assim. Em regra, as estão mais divididas. Ainda hoje, por exemplo, o locutor simpatizava com o Benfica, sem nunca deixar de ser imparcial, e o comentador – que agora também comenta política – é um conhecido fanático do FCP. Perante as vicissitudes do jogo, o dito comentador não tinha outra alternativa senão confirmar o locutor, tão evidentes eram as questões em análise. Mas fazia-o sempre com um “mas”. Enfim, os números e a exibição acabaram por se impor.
Mas eis que no flash interview está destacado um conhecido provocador que, no respeitante aos intervenientes do Benfica, apenas estava interessado em assuntos que nada tinham a ver como o jogo. Fê-lo com Saviola e também com Jesus. Saviola, como fala em espanhol (ou castelhano, como queiram), embora desagradado, tinha mais condições para sair incólume. Mas com Jesus, as coisas já são diferentes. Como tem mais dificuldade a reagir a provocações, deixou o dito provocador a falar sozinho…
Quanto ao jogo propriamente dito, ele marca o regresso de Cardozo como grande goleador e jogador decisivo para o Benfica. Grande segundo golo. Grande jogada no golo de Saviola, o terceiro. E muito bem marcada a grande penalidade, com muita calma e confiança. Aliás, já tinha havido outra que o árbitro não viu.
Além do regresso de Cardozo, que verdadeiramente precisava de descanso – o descanso que não tinha tido na época própria –, assistiu-se ao jogo de uma equipa que, por várias vezes, pareceu a do ano passado.
Ruben Amorim equilibrou o meio-campo e Saviola aproximou-se bastante do Saviola do ano passado.
Na defesa ainda algumas oscilações e uma certa “tremedeira” nas bolas paradas. Javi também parece estar a regressar à boa forma. No entanto, é preciso ter em conta que, com o Benfica deste ano, todas as previsões podem falhar. É preciso esperar, para ver…
O Beira-Mar jogou bem. Reagiu no fim do primeiro-tempo ao grande domínio do Benfica e começou em bom nível a segunda parte. Mas depressa a reacção aveirense foi neutralizada com o excelente segundo golo de Cardozo, numa grande jogada e num belo remate a culminar um rápido contra-ataque.

Sem comentários: