terça-feira, 16 de novembro de 2010

MOURINHO, OS "REGALOS" E OUTRAS COISAS



NO SUL DA EUROPA HÁ COISAS ESTRANHAS

Causaram grande polémica em Espanha as declarações de Mourinho na véspera da deslocação do Real Madrid a Gijon.
Mourinho quis deixar um alerta sobre uma ocorrência muito comum nos países do sul da Europa, nomeadamente na Itália, na Espanha e em Portugal: nem todas as equipas se empenham da mesma forma em todos os jogos.
Obviamente que não se pode exigir que as equipas joguem sempre da mesma maneira e façam excelentes exibições. Mas muitas vezes é mais do que notório que há equipas que jogam certos jogos com uma força e um empenhamento que noutros não põem, nomeadamente contra equipas que com aquelas concorrem.
Isso levou Mourinho a denunciar o comportamento do Gijon contra o Barcelona, que jogou em Camp Nou com cinco ou seis reservistas, e desde início conformado com o resultado. Na véspera da deslocação às Astúrias, para demonstrar que não se “corta”, Mourinho fez a denúncia dos “partidos regalados”.
Em Portugal, são muito frequentes situações destas. Só que ninguém as denuncia, apesar de algumas delas serem evidentes.
Neste campeonato, em Portugal, já se passaram destas coisas. Nos dois sentidos: há equipas que se superam pelo empenho que põem no jogo e há equipas que se batem muito abaixo das suas possibilidades em jogos onde poderiam fazer muito mais.
Porquê? Essa a questão. Uma coisa, porém, é certa: se as situações forem denunciadas, elas tendem a desaparecer ou a diminuir; se não forem, tendem a manter-se ou até a ampliar-se.

Sem comentários: