domingo, 28 de novembro de 2010

SPORTING EMPATOU, MAS DEVERIA TER GANHO


MANICHE COM RESPONSABILIDADE NO EMPATE

Afinal, o tal super Porto é uma equipa ao alcance de quem jogue contra ele com vontade de ganhar e um mínimo de inteligência táctica. Com excepção de uma pequena fífia da defesa do Sporting, o Porto pura e simplesmente não existiu na primeira parte.
Nunca ninguém tinha jogado assim contra o Porto este ano – os seja, normalmente. Com excepção do primeiro jogo contra o Naval em que o árbitro, consciente ou inconscientemente, deu a vitória ao Porto e de um outro na Madeira, contra o Nacional, em que a dualidade de critérios foi evidente, sempre em benefício do Porto, e sem falar agora na Taça de Portugal e no Moreirense…que não vem ao caso, a imagem com que mais insistentemente se fica do Porto deste ano é a daquele jogo contra o Leiria, em que o Leiria pura e simplesmente não jogou (vá-se lá saber porquê) e do jogo contra o Benfica em que a equipa da Luz entrou em campo positivamente “assustada” e com erros técnicos e tácticos de palmatória. Até que apareceu o Sporting que jogou como normalmente deve jogar uma equipa.
E então nem Hulk foi o “papão” que costuma ser, nem Beluchi se passeou pelo meio-campo como habitualmente e nem a a defesa teve descanso vendo-se obrigada a trabalhar muito para não sofrer mais golos.
Na segunda parte, o Sporting esmoreceu um pouco e o Porto arrebitou. Mas nunca teria chegado ao golo se não fosse mais uma vez Maniche. Falhou duas bolas seguidas em zona proibida - na primeira, a defesa do Sporting ainda conseguiu evitar o pior, mas na segunda, além de ter criado uma situação grave quando a equipa estava descompensada, ainda ficou no chão a simular uma lesão que não existiu, tudo isto tendo contribuído para que Hulk se acercasse da área do Sporting numa incursão pela direita e feito o cruzamento para Falcao, que, sem marcação, fez o golo.
Bem andou o treinador do Sporting, que pouco depois substituiu Maniche. Depois da expulsão de Maicon, o Porto só pensou em defender-se e assegurar o empate. Algum individualismo de alguns jogadores e a pouco serenidade de outros impediram, de certa forma, uma vitória que seria justíssima.
De realçar na equipa do Sporting, antes de mais, o empenho, a garra e a solidariedade com que lutou. Individualmente, grande exibição de Liedson, que, quando está em boa forma física e quer jogar, é, de facto, um grande jogador. Rui Patrício também jogou sempre muito bem, sendo de prever que será dentro de muito pouco tempo o titular da selecção.
As queixas do Porto e do seu treinador não têm qualquer cabimento. Podem dar-se por felizes com o resultado.

3 comentários:

josé disse...

"As queixas do Porto e do seu treinador não têm qualquer cabimento. Podem dar-se por felizes com o resultado."

ahahahah.

O golo do Sporting não foi em offside?

O Maniche não devia ter sido expulso pela entrada por trás e sem bola sobre o João Moutinho?

O Maicon, fez de facto falta sobre o Liedson?

Responda lá se faz favor.

Ricardo Viana de Lima disse...

Do ponto de vista formal, é verdade que o jogador do Sporting que marcou o golo estava em off side no momento em que Rui Patrício chuta a bola. Todavia, do ponto de vista substantivo, esse posicionamento inicial do jogador do Sporting em nada o favorece no desenrolar da jogada. De facto, no momento em que Liedson e o jogador do Porto disputam a bola vinda de Rui Patrício e ela toca no solo sem que qualquer deles lhe toque já Valdes estava atrás de Maicon.
Ou seja, bastava que a bola tivesse raspado em Liedson ou no jogador do Porto para que o lance fosse legal.
É certo que isso não aconteceu. Portanto, formalmente o golo foi obtido em off side. Mas não foi por o jogador ter estado deslocado que o golo entrou.
Aliás, é duvidoso que o bandeirinha tenha tido a certeza de que a bola não toca num dos dois jogadores que primeiramente a disputam. E como ele estava fixado nesse lance, quando voltou a olhar para o jogo, já Valdes não estava deslocado.
Pode dizer-se muita coisa. Pode dizer-se, e é verdade, que o Sporting tem sido amplamente beneficiado esta época. Mas este é de todos os lances polémicos ocorridos com o Sporting este ano, aquele que indiscutivelmente é desculpável e que, além disso, não é injusto.
De qualquer modo, o Porto - e estamos falando apenas no Porto deste ano - tem "para a troca"...

RVdeLima disse...

Também é verdade que Maniche - um arruaceiro - agrediu João Moutinho. Só hoje me apercebi desse lance.
Maniche é um jogador que o Sporting deveria dispensar em Janeiro. Não tem corecção.