terça-feira, 30 de novembro de 2010

BARCELONA - O MAIOR "BANHO DE BOLA" DOS TEMPOS MODERNOS


UMA HUMILHAÇÃO SEM PRECEDENTES

Assistiu-se esta noite a uma das maiores exibições de futebol de que há memória num clássico do futebol.
A exibição do Barcelona foi total. O Real Madrid foi reconduzido ao papel de uma equipa de segunda categoria. Não por demérito da equipa de Madrid, mas por mérito exclusivo da equipa catalã.
Não há palavras para descrever tanta superioridade, tanta classe, tanto domínio como o que hoje se viu em Camp Nou.
A equipa catalã exibiu-se a um nível superior ao da selecção espanhola, campeã do mundo. É um regalo ver jogar Messi, Iniesta, Xavi, Pedro, enfim, todos sem excepção.
Custa a perceber como uma equipa de Mourinho é ridicularizada, humilhada, reconduzida a nível zero.
Vendo melhor, a explicação é simples: Mourinho nunca jogou nas equipas que treinou, salvo com o Porto cá dentro – e nem sempre – como joga este ano com o Madrid. O jogo típico das equipas de Mourinho é o jogo do Inter e do Chelsea. No Real Madrid Mourinho não pode jogar assim: em Santiago de Bernabeu não lhe permitiriam. Também é verdade que o Real Madrid não precisa de jogar à Mourinho, na maior parte dos jogos, para ganhar. Só que a questão que se põe é a seguinte: consegue esta equipa do Real Madrid, com Ronaldo, Di Maria, Özil, Higuain, mudar eficazmente o sistema de jogo naquelas partidas em que não tem argumentos para dividir o jogo com o adversário?
Não há dúvida de que a melhor materialização do espírito de Mourinho é o Inter do ano passado com os jogadores que o compunham. Conseguiu ganhar ao Barcelona e até eliminá-los. É certo que foi com a grande colaboração de Olegário Benquerença. Mas mesmo sem Benquerença nunca seria humilhado como foi este ano.
Outra conclusão que o jogo de hoje permite tirar, embora ela fosse óbvia, é a de que Cristiano Ronaldo não se compara a Messi. Messi é um jogador do “outro mundo”, enquanto Ronaldo não passa de um bom jogador deste mundo. Mas não é somente Messi que é fenomenal: Xavi e Iniesta também são!
Esta é a maior humilhação da carreira de Mourinho. Veremos até que ponto este resultado o afectará na sua carreira de treinador. Um resultado alcançado num jogo em que ele não se pode desculpar com nada, excepto com a grande classe do adversário.
Finalmente, é uma vergonha o que se passa na Sport TV. Um provincianismo bacoco que, além de ser, em si, uma vergonha, é também inaudível por quem paga uma taxa para ver futebol. O Sr. Castelo não pode fazer do microfone da televisão um instrumento doméstico. Se ele quer apoiar uma equipa que o faça na sua casa e não publicamente, a ponto de impedir os telespectadores de assistirem calmamente a um jogo de futebol. No caso, a um magnífico jogo de futebol!
Que pena não haver canais desportivos sem locutores, nem comentadores…

Sem comentários: