quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GRANDES VITÓRIAS DO BRAGA E DE MOURINHO




NO RESTO, TUDO NORMAL

O Braga começou o jogo de hoje titubeante contra um Arsenal que prometia ganhar pela primeira vez em Portugal num jogo da Liga dos Campeões. Mas ainda não foi desta. Com alguma sorte – a sorte que sempre está presente no futebol -, o Braga conseguiu superar o famoso conjunto de Londres por 2-o, com dois excelentes golos de Mateus, nomeadamente o segundo, ambos obtidos em contra-ataque puro.
Tudo poderia ter sido diferente se o árbitro tivesse assinalado um penalty sobre Vela quando o resultado estava empatado. Ainda bem que não marcou, embora pelas imagens transmitidas durante o jogo tivesse ficado a ideia, numa das repetições, que houve rasteira de Rodriguez. Não marcou e, como se disse, ainda bem. Mas isso não tira que dentro de dias Domingos e o seu inqualificável presidente estejam a vociferar contra uma hipotética falta, não assinalada, a favor do Braga. Com a diferença de que, quando isso acontecer, há desde já a garantia de que o protesto será feito no português macarrónico do presidente do Braga!
Apesar da vitória, são escassas, quase nulas, as hipóteses de o Braga passar à fase seguinte, não só em virtude da vitória do Shaktar Donetz em Belgrado, contra o Partizan (2-0), mas também pela diferença de golos desfavorável ao Braga, relativamente às equipas concorrentes.
Futebol de outro quilate jogou-se em Amsterdam, na Arena, onde outrora se praticava o mais espectacular futebol do mundo.
O Real Madrid de Mourinho – sim, de Mourinho, porque antes da chegada do português aquilo era no dizer de Maradona “una puteria” onde ninguém se entendia – voltou a ganhar na Liga dos Campeões, por larga margem, com dois golos de Ronaldo e mais uma excelente exibição de toda a equipa, inclusive de Di Maria no pouco tempo em que esteve em campo.
O Ajax não teve qualquer hipótese nem nunca em nenhuma fase do jogo incomodou minimamente o Real Madrid. Dai a derrota por 4-0.
Com um Real totalmente transfigurado, jogando um futebol que não estávamos habituados a ver nas equipas de Mourinho, tudo se pode esperar do jogo da próxima segunda-feira, em Camp Nou, contra essa grande equipa que é o Barcelona.
Em França, contra o Auxerre, o Milan, que hoje parece ser a melhor equipa italiana, ganhou por 2-0, com um excelente golo de Ronaldinho, em jogo na parte final da partida.
Na Itália, a Roma, depois de ter estado a perder contra o Bayern por 2-0, conseguiu dar a volta ao resultado e ganhar por 3-2. Na suíça, o Basileia ganhou por 1-0 ao Cluj e ainda tem hipóteses de se qualificar para os oitavos, embora seja pouco provável que o consiga.
Finalmente, o Marselha ganhou por 3-0 em Moscovo, contra o Spartak, enquanto o Chelsea, em crise, ganhou mesmo no fim do jogo por 2-1 ao MSK Zilina, depois de ter estado a perder por 1-0, durante muito tempo. Depois de duas derrotas seguidas na Premier league já havia quem dissesse que o lugar de Carlo Ancellotti estava em risco. Veremos o que se segue depois desta difícil vitória.

Sem comentários: