quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OS SPORTINGUISTAS



A INDESMENTÍVEL DECADÊNCIA

O ano passado por esta altura os sportinguistas estavam bem melhor do que este ano e estavam nervosíssimos. Este ano à 10.ª jornada estão a 13 pontos do primeiro classificado; no ano passado, à mesma jornada, estavam a 11 pontos. E a crise era tremenda. Por todo o lado se pediam cabeças.
Nos anos anteriores, embora desde cedo tivessem perdido as esperanças de poder ganhar o campeonato, também não houve crise.
Tudo isto tem uma explicação que, sendo em si bem simples, é, por outro lado, bem eloquente sobre a profunda crise que ataca o Sporting. Mais do que uma crise, é o sinal de decadência.
Verdadeiramente, o Sporting não concorre para ganhar. E muito menos ao Porto. O Sporting concorre para não ficar atrás do Benfica ou, quando muito, para ficar perto do Benfica.
Que o Porto tenha treze pontos de vantagem este ano, que nos anos anteriores o Porto tenha ficado sempre à frente do Sporting com muitos pontos de avanço, isso é coisa que não interessa nada ao Sporting.
Ainda na última jornada os sportinguistas estavam tão contentes com a derrota do Benfica, que nem deram pela vitória do Guimarães.
Que importância tem perder com o Guimarães em casa (mal estes comentadores de agora sabem que já os “cinco violinos” haviam in illo tempore perdido em casa pelo mesmo score), se o Benfica também perdeu, ainda por mais?
Não há maior sinal de decadência de um clube do que o revelado pelo comportamento dos seus adeptos e simpatizantes, quando estes deixam de se interessar pelos resultados do seu clube e apenas lhes interessa ficar à frente ou a par do rival, qualquer que seja o lugar que este ocupe.
É este o espectáculo que semanalmente nas televisões os comentadores do Sporting nos oferecem, mais aqueles que, ocasionalmente, se intrometem para reforçar a mesma ideia ainda com comentários mais lamentáveis.
Transformado numa sucursal do Porto, o Sporting, por culpa dos seus pobres comentadores, corre o risco de ser uma espécie de “aguadeiro” do clube do norte. E em troca o que ganham os sportinguistas com isso? Nada, limitam-se alguns deles a fazer o papel de “idiotas úteis”.
Do lado do Benfica, por muito que isso custe ao Sporting, o clube de Alvalade deixou de ser um rival. Há mais de vinte anos! Pelo contrário, os benfiquista até olham para o Sporting com aquele benevolência com que costumam acompanhar o trajecto das equipas de segunda linha…

Sem comentários: