quinta-feira, 25 de novembro de 2010

BENFICA EM QUEDA LIVRE


O DIAGNÓSTICO É FÁCIL DE FAZER

O Benfica, o grande Benfica de tão nobres tradições na Taça dos Campeões, foi hoje vergonhosamente batido por um modesto Hapoel de Telavive por 3-0! Com a derrota ficam também completamente hipotecadas todas as hipóteses de prosseguir na prova. Uma vergonha!
Não adianta dizer que o Benfica dominou o jogo e que foi batido exactamente nas três vezes em que o adversário foi à sua área. Porque a desculpa ainda agrava mais a situação. É inadmissível que uma equipa com pretensões, e tão cara, se deixe bater no mesmo jogo em duas bolas paradas, para mais estando em ambos os casos em superioridade numérica na área.
É claro que há contratações que estão rendendo aquém do que se esperava; é também verdade que há jogadores que este ano jogam muito menos do que o ano passado. Sim, tudo isso é verdade. Só que o problema da equipa é outro.
Este ano não há verdadeiramente uma equipa. Nem há solidariedade, nem há entrega. Há descrença. Acima de tudo muita descrença. E alguém tem de ser responsável pelo que se passa.
Evidentemente, que o primeiro responsável é o presidente, que tem, desde sempre, uma atitude errante na condução do Benfica, nomeadamente no seu relacionamento com os técnicos. Ora confia exageradamente, ora lhes tira o “tapete”.
Esta atitude não é de um verdadeiro dirigente. De alguém que comanda, que sabe escolher o rumo certo e manter as distâncias, sem quebra de solidariedade, mas também sem perda de liderança.
Vieira, quando tudo corre bem, tece elogios exagerados às pessoas com quem ainda se não incompatibilizou, para logo a seguir as desqualificar se as coisas passam a correr mal ou a não correr como deviam. Agiu assim com Rui Costa e com Jesus. Como já antes tinha agido com Camacho. E em todos os casos agiu mal. Porque nem Rui Costa, nem Camacho, nem Jesus alguma vez mereceram os elogios (técnicos) que lhes prodigalizou, nem tão pouco se justificava o ostracismo a que foram ou vão ser votados.
Claro que isto leva, primeiramente, a uma hipervalorização imerecida e, secundariamente, a uma desvalorização excessiva que imediatamente se propaga a toda a equipa.
Ao ter entregado a Jesus a responsabilidade exclusiva pelas contratações, Vieira agiu mal, como antes já tinha agido quando concedeu plenos poderes a Rui Costa. É que tanto Jesus, como Rui Costa têm muitas limitações. Tinham de ser acompanhados muito mais de perto para que a equipa não caísse na posição em que está.
Logo se percebia que Jesus, no estilo bem português de fanfarronice (que é sempre tanto maior quanto menos se sabe), estava completamente transtornado com os êxitos do ano passado e logo se supôs superior a todos. A queda não poderia ter sido pior. Mais: os primeiros a aperceber-se das limitações do técnico foram os jogadores. Hoje Jesus não comanda a equipa. A equipa está à deriva por não ter quem lhe transmita, com autoridade e saber, força anímica. E sem força anímica no futebol nada se consegue de duradoiro.
Em conclusão: com Vieira à frente do futebol do Benfica situações como a deste ano vão acontecer sempre. Aliás, desde que ele lá está ainda não aconteceu outra coisa, salvo o ano passado.
Em segundo lugar, Jesus como treinador do Benfica está esgotado. Já deu o que tinha a dar. Agora há que ampará-lo até Maio…e escolher alguém com conhecimentos mais estruturados pelo estudo académico e pela prática.
A época do autodidatismo analfabético acabou…
Outra conclusão a tirar do que se passa é a de que o Benfica deve vender já na reabertura do mercado os jiogadores mais valorizados, sob pena de os ter contrariados na equipa e a perder valor.
Enfim, a última conclusão é a de que a derrota no Porto afinal não tem o mérito que lhe quiseram atribuir, pois se até o desconhecido Hapoel de Telavive lhes dá três...O que há, é muito demérito de quem perde!

Sem comentários: