domingo, 8 de abril de 2012

A HIPOCRISIA DA RTP



O DESPEDIMENTO DE JOÃO GOBERN

Como é do conhecimento público, a RTP prescindiu dos serviços de João Gobern por o conhecido comentador da “Zona Mista” ter festejado o segundo golo do Benfica contra o Braga.

João Gobern foi de facto apanhado pelo realizador do programa a festejar o golo com o punho no ar numa altura em que a acção decorria com outro interveniente ou sobre um outro assunto.

João Gobern perante o que se passou colocou o lugar à disposição do director de programas que o despediu.

Toda a gente sabe que o programa da RTP Informação “Zona Mista” tinha como intervenientes um comentador afecto ao FC Porto, Bruno Pratas, e outro ao SL Benfica, João Gobern. A arte de ambos estava em tentarem interessar os espectadores por um programa que, tendo esta composição, se queria claramente distanciar dos programas para atrasados mentais como são os da SIC e da TVI 24 em que intervêm adeptos do Benfica, do Porto e do Sporting, o primeiro com um moderador afecto ao Sporting e o segundo com um moderador afecto ao Porto.

E pode dizer-se que o programa conseguiu alcançar esse objectivo por mérito dos respectivos comentadores que nunca tentaram contornar a evidência dos factos nem nunca desprezaram a análise das questões técnicas relevantes.

Mas como o jornalismo desportivo é o mundo da hipocrisia e um verdadeiro viveiro de corrupção está nele hipocritamente consensualizado que os comentadores e moderadores devem ser clubisticamente apartidários, quando toda a gente sabe que não são.

A RTP aceita com toda a naturalidade que o comentador do “Trio de ataque” seja um adepto do Porto; aceita igualmente como a coisa mais natural deste mundo que Tadeia passe o seu tempo nos jogos internacionais do Benfica a desmerecer o mérito da equipa portuguesa ou que o mesmo Tadeia apoie escandalosamente o Real Madrid, como se da selecção nacional se tratasse, tanto nos jogos internacionais como na Liga espanhola e que continue a sua estúpida campanha contra os méritos do Barcelona e, principalmente, contra os de Messi. Isso a RTP aceita com toda a naturalidade, mas já não aceita que se saiba, por exteriorização de um gesto, aquilo que toda a gente já sabia: que João Gobern é do Benfica!

Como se a ligação de um comentador a clube, desde que evidenciada, passasse a ser uma mácula que o anatemiza para a vida.

Viva a hipocrisia do comentário desportivo! Viva a hipocrisia da RTP!


Sem comentários: