segunda-feira, 16 de abril de 2012

RUI SANTOS E A “VERDADE DESPORTIVA”





OU SEJA, EVITAR AS CONSEQUÊNCIAS DA VERDADE… 


Rui Santos é um típico “jornalista” desportivo. Rodeia as questões importantes. Faz-se de indignado sem nunca apontar as consequências dos actos que alegadamente o indignam. Altera factos passados, com meias verdades e omissões. Insinua, mesmo quando sabe que os factos a que se refere desmentem o sentido da insinuação. Enfim, o jornalista desportivo típico é alguém que faz parte integrante deste futebol que nós temos. Do futebol que se joga fora do campo...
Falou durante mais de meia hora no “Tempo Extra” evitando do princípio ao fim abordar o essencial do “problema Sporting”. Mais: pode até supor-se que falou para obnubilar a verdade, tal a preocupação com que do princípio ao fim escamoteou o essencial. E é também lamentável que nem sequer conheça o sentido de algumas das palavras que emprega. Chamar “famigerado” ao árbitro que apitou o Beira-Mar Sporting é mesmo de analfabeto.
Mas adiante, já passou da meia hora e este “estranho cavalheiro" ainda não foi capaz de abordar o “problema Sporting”, depois de tudo o que se conhece. Ele, se fosse aquilo que não é, ou seja, se fosse pela tal verdade desportiva que ele falsa e hipocritamente apregoa, o que tinha que discutir era o que vai acontecer ao Sporting se os factos que são do domínio público se vierem a provar.
Não. No que ele estava interessado, durante os 35 minutos que dedicou ao assunto, foi adulterar a posição de José Cardinal na tal final da Taça da Liga entre o Benfica e o Sporting. E dizer frases como esta: “a tal final que o Benfica ganhou em consequência da marcação de um penalty inexistente”. Mas algum jornalista sério pode dizer isto? O mais que ele pode dizer é que o Benfica empatou o jogo com esse penalty, empate que nenhuma equipa até ao fim do jogo conseguiu desfazer, jogo que o Sporting acabou por perder por não ter ganho nos penalties.
E esteve sempre muito mais interessado em fazer intriga com o que se passa no interior dos corpos gerentes do Sporting do que em abordar as consequências disciplinares do que se passou.
Em relação ao “problema Sporting”, que é sério e de gravidade extrema, entendeu, em vez de o abordar directamente, transferi-lo para o presidente, Godinho Lopes, dando a entender que o que pode acontecer ao Sporting acaba por depender da atitude deste. O que é falso: Godinho Lopes só poderá agravar uma situação, que de si já é muito grave, mas nunca a poderá resolver. Ela não depende do que ele fizer, mas dos factos!
Então, alguém acredita que o Sr. Pereira Cristóvão estava a actuar como simples adepto? Então, ele não é vice presidente do Sporting? Não era claramente no interesse do clube de que ele é dirigente que estava actuar?
A resposta é óbvia. O que interessa saber é se alguém, além dele, estava metido na “tramóia”. E ai é que já é muito mais difícil supor que ele actou sozinho….


ADITAMENTO

Coroado, o tal que é adepto de Belenenses (ah, ah, ah…), voltou a dizer num programa de comentário da final da Taça da Liga que não há provas de que Polga tenha derrubado Gaitan dentro da área….
Com isto não se quer dizer que Coroado não seja sério. Nada disso. O que se quer dizer é que ele não é imparcial, porque tanto agora, como comentador, como antes, como árbitro, via e analisava as jogadas como adepto. E sabe-se como é o adepto…

3 comentários:

Anónimo disse...

3Sr. Rui Santos, lembrei-me de si , como tb assisto ao seu comentario no programa televisivo , e por isso resolvi escrever-lhe para de facto se apurar a verdade desportiva , coisa que eu duvido muito ca em portugal, olhando da forma como a(A.F.P. )age para com miudos atletas ligados ao futebol. meu filho de 15 anos de idade , foi suspenso 2 jogos por algo que nao cometeu,ja tentamos provar ,enviando uma exposiçao escrita feita pelo o clube e mesmo assim a resposta por parte da AFP foi sem mais nem menos ( Indeferido)agora pergunto eu: é assim que estes cavalheiros ligados ao conselho de disciplina da AFP querem transmitirem a mensagem de um futebol transparente ,uma verdade desportiva? nao me acredito nisso, Sr. Rui Santos , se quer realmente a verdade desportiva nao olhe só para o futebol senior , comece por olhar pelo o futebol juvenil ,pois aí é que se encontra o futebol puro e verdadeiro ,mas a encontrar pessoas deste tipo certamente que os muidos quando chegarem aos seniores ja se encontram com maus exemplos. é de lamentar, Sr. Rui santos tenho todas as provas necessarias para se apurar a verdade no caso do meu filho, e como pai sinto-me impotente ,mas nao me vou calar, a verdade tem que vir ao de cima,Sr Rui santos pois se me quiser ajudar nesta luta estarei a seu dispor , o meu n tlm 914809712 Eduardo Pereira .Junte-se a mim para combater as injustiças no futebol e apurar a verdade , abraço e um muito obrigado

Paulo Gradim disse...

E verdade sim senhor não se dão bons exemplos ao futebol juvenil jogam os "afilhados" e castigam-se os elos mais fracos em deterimento dos ditos "afilhados"... e tenho conhecimento tal como este pai de outras situações de muito má avaliação por parte da referida AF Porto organismo não isento e digo mais negligente... Sr Rui santos um abraço e um muito obrigado...

Anónimo disse...

8Sr. Rui Santos, por favor olhe para este exemplo de um pai indignado pela injustiça de um filho que foi estropiado pelos agentes do futebol que em nada elevam o bom nome do futebol nacional!

Se o Sr. Rui Santos vir que não consegue resolver esta situação, por favor interne imediatamente este pai que ele precisa de tratamento urgente!

<<<<envie uma assistente brasileira para se inteirar deste senhor!