quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TODOS IGUAIS, PARA PIOR



A PROPÓSITO DE UM EPISÓDIO DO TRIO DE ATAQUE

Por se ter oposto à liberdade de imprensa, o sr. Rui Moreira teve de abandonar o programa da RTP acima referido.
Depois dos habituais protestos e ameaças, foi substituído pelo sr. Guedes que se apresentou como “corredor por conta própria”. Foi logo muito louvado, tanto pelo homem das sondagens, como pelo cineasta. E compreende-se: sem ele ou sem alguém que substituísse o anterior, o programa acabaria e lá se ia uma “renda mensal” de que se não pode prescindir, ainda por cima em tempos de crise.
Foi pena. Foi pena porque estes programas são um convite à estupidez e à incultura a que quase nenhum dos participantes escapa e a RTP, como serviço público que é, deveria dar o exemplo.
Mas não deu. E o programa continua, bem como os das estações concorrentes, cada um deles pior que o outro e sempre com o que há de mais lamentável no comentário desportivo.
A título de exemplo vale a pena atentar no que se passou ontem (digo ontem, porque vi, por acaso, em repetição).
O sr. Vasconcelos, a propósito do jogo do Benfica em Leiria, trouxe à discussão o jogo do Leiria no Porto. Jogo que aqui já havíamos comentado, por mais que uma vez, por termos estranhado a completa passividade com que a equipa do Leiria encarou o jogo. Mas só ontem fiquei a saber, pela intervenção de Vasconcelos, que o Leiria jogou no Porto sem os seus dois melhores jogadores – Silas e Carlão – por deliberada opção do treinador! Aliás, já não é a primeira vez que equipas da dimensão desportiva do Leiria jogam no Porto sem os melhores jogadores ou são substituídos, no decurso dos jogos, quando estão a fazer grandes exibições (os tristes casos do Belenenses e também do Setúbal, aqui há uns anos, servem de exemplo)
Reposta do comentador do FCP: “O Leiria jogou contra o Porto sem os mesmos jogadores que jogou contra o Benfica”.
Só que os dois referidos jogadores à data do jogo contra o Benfica já haviam sido transferidos. Já não pertenciam ao clube!
Que comparação pode haver entre as duas situações? É mesmo uma argumentação para atrasados mentais. Como de costume, o comentador do SCP, em tudo quanto não seja para atacar o Benfica, não tem opinião!

Sem comentários: