terça-feira, 11 de outubro de 2011

AFINAL, O “TÚNEL DA LUZ” EXISTE



A TRISTE ARGUMENTAÇÃO DE PINTO DA COSTA



No campeonato de há duas épocas, alguns jogadores do Porto, findo o jogo Benfica-Porto, realizado no Estádio da Luz, foram acusados de terem agredido, no túnel de acesso aos balneários, dois seguranças de serviço ao jogo, alegadamente por estes terem impedido os ditos jogadores de se dirigirem à cabine da equipa de arbitragem.

Em consequência dos actos praticados, dois dos agressores foram suspensos preventivamente, nos termos do regulamento disciplinar e, posteriormente, condenados em primeira instância, ou seja pela Comissão Disciplinar da Liga.

Depois de conhecidos os factos que, aliás foram anunciados pouco depois de terem ocorrido, e de a respectiva suspensão preventiva se ter tornado eficaz, por instauração do competente processo disciplinar, os dirigentes do Futebol Clube do Porto, prevalecendo-se da hegemonia de que o clube goza no plano da comunicação social, puseram em prática uma das mais contundentes campanhas de contra-informação jamais vista no futebol português destinada a deturpar completamente o sentido da ocorrência.

Apoiados pelos seus comentadores desportivos e pelos pivots dos programas desportivos na RTP N de na SIC bem como pelos responsáveis desportivos da RDP, além obviamente dos que escrevem por conta do clube das Antas na imprensa, tudo foi feito para transformar a agressão, que as câmaras de vigilância acabaram por mostrar, numa armadilha do Benfica destinada a privar o Porto da prestação de alguns dos seus jogadores.

O que nas imagens se via como agressão foi transformado numa justificadíssima reacção a uma provocação grosseira, se não mesmo a uma agressão por parte dos seguranças de serviço. O que nas imagens se depreendia ser um acto premeditado de alguns jogadores do Porto que, depois de terem entrado no seu balneário, voltaram a sair para agredir os seguranças, passou a ser interpretado como uma pérfida maquinação do Benfica destinada a atrair os jogadores do Porto a uma cilada.

Enfim, o que as imagens demonstravam, mesmo sem som, transformou-se com o tempo – e também com a ajuda de prestimosos sportinguistas – no seu contrário, a ponto de uma inconcebível decisão do Conselho de Justiça (órgão de recurso), posteriormente proferida, ter equiparado os seguranças de serviço no estádio a …simples elementos do público! Tudo isto também com o apoio de um fanático adepto portista, professor de direito penal (pobres alunos…).

Túnel da Luz passou, no jargão televisivo dos programas afectos ao FCP, a sinónimo de “golpe benfiquista” destinado a privar o Porto de alguns dos seus jogadores, apesar de os agressores terem sido cinco e de somente  dois terem sido castigados.

Acontece que o Departamento de investigação Penal, depois de mais de um ano de instrução do respectivo processo, vem agora acusar cinco jogadores do Porto – Hulk, Sapunaru, Fucile, Cristiano Rodriguez e Helton – de agressão física a dois seguranças de serviço no Estádio da Luz no dia do Benfica-Porto da época 2009/2010! E pede para os agressores penas que vão de três a cinco anos de cadeia!

Colocado perante esta evidência, a Pinto da Costa não lhe sobra mais nada para dizer do que perguntar por que razão não foi Scolari processado em consequência do ocorrido no fim do jogo Portugal-Sérvia para a qualificação do Mundial da África do Sul!

Pinto da Costa sempre tão “inteligente” perante a justiça não lhe resta mais nada para dizer do que confessar implicitamente as agressões dos seus jogadores…

Sem comentários: