sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AS EQUIPAS PORTUGUESAS NA LIGA EUROPA

DESTES ÁRBITROS, O SPORTING GOSTA
Wolfswinkel, Carrillo e Matías Fernández celebram o segundo golo dos leões



Na ronda de ontem da Liga Europa, o Braga empatou a um golo na Eslovénia e o Sporting ganhou 2-0 em casa.

O Braga, depois da derrota em casa contra o Brugge, precisava de ganhar fora para igualar a pontuação do Birmingham e dos belgas, ambos na frente com 6 pontos. O empate de ontem contra a equipa mais fraca do grupo – o Maribor – não augura nada de bom para o Braga. Vai ter de ganhar em casa os dois jogos que disputará na “Pedreira” e esperar que os resultados entre os demais contendores corram de feição às suas aspirações. Mas tudo indica que a vida do Braga não estará fácil. Na segunda volta vai ter de fazer muito melhor do que na primeira, onde teve um aproveitamento de apenas 50%, para que possa passar à fase seguinte.

O Sporting, que soma por vitórias, os jogos disputados já é a primeira equipa apurada para a fase seguinte, em virtude dos resultados obtidos entre os demais concorrentes do grupo.

Beneficiando do facto de participar num grupo muito fraco, o Sporting soube aproveitar bem as debilidades alheias para reforçar a sua prestação e a sua confiança nas provas em que participa.

Apesar das declarações do treinador do Sporting sobre a valia da equipa adversária, não pode deixar de realçar-se aquilo que certamente constituirá um recorde, ou até um feito único nas provas europeias, que é o facto de o Sporting ter jogado contra uma equipa que não fez um único – é isso mesmo: um único – remate à sua baliza.

É certo que a equipa romena do Vaslui foi muito prejudicada no início do encontro – o árbitro por indicação de um seu auxiliar não assinalou um penalty contra o Sporting e expulsou na sequência da jogada o único avançado com que a equipa romena contava para todo o jogo -, mas a verdade é que tal facto - esse erro do árbitro, frequente em futebol - não justifica uma prestação tão indigente. Os romenos também se podem queixar de uma mão na grande área do Sporting não assinalada – umas vezes é penalty, outras não – mas, repetimos, nada disso justifica o que ontem se viu em Alvalade.

Também está fora de qualquer justificação o facciosismo com que três dos comentadores da SIC acompanharam o jogo, principalmente João Rosado ao qual para a próxima se aconselha que venha para o estádio equipado à Sporting, e assim seja mostrado nos ecrãs, para que os espectadores compreendam melhor quem está a falar…

Fora isso o Sporting ganhou bem e alguns jogadores fizeram exibições interessantes. João Pereira, porém, tem de ter mais cautela. Ontem beneficiou da indulgência do árbitro, que não viu a jogada em que ele cometeu penalty. Além de que, na sequência desta falta, João Pereira ainda deu uma “tapa” na cabeça de Wesley que, infantilmente, procurou desforra, dando-lhe um encontrão – há quem diga cabeçada, mas a televisão não conseguiu mostrar isso - do qual resultou a sua expulsão, pela “fita” bem encenada que João Pereira soube “montar” mal sentiu o contacto do adversário.

Sem comentários: