sexta-feira, 21 de março de 2014

OS SORTEIOS DA UEFA


 

BENFICA E PORTO COM JOGOS ACESSÍVEIS
Así quedan los cuartos de final de la Champions League
 
Basilea-Valencia y Porto-Sevilla en cuartos de la Europa League

 

Na Liga dos Campeões o sorteio emparelhou as equipas mais fortes com as teoricamente mais fracas. Nesse aspecto, Mourinho que costuma ser bafejado pela sorte desta vez não teve a fada da fortuna a protegê-lo. Por um lado, o sorteio não ditou nenhum encontro entre dois “tubarões”, o que seria útil para Mourinho porque, nesse caso, um deles ficaria depois dos quartos de final necessariamente de fora, e, por outro, porque o adversário do Chelsea – PSG – faz com que este seja o jogo provavelmente mais equilibrado dos quatro.

O Real Madrid que é, este ano, juntamente com o Bayern de Munique, o grande favorito, não deverá ter agora as mesmas dificuldades que teve o ano passado com o Borússia Dortmund, ao qual não conseguiu ganhar tanto na fase de grupos como nas meias-finais. O Real Madrid está a jogar incomparavelmente mais com Ancelotti do que com Mourinho e o Dortmund está claramente mais fraco do que no ano passado – em segundo lugar na Bundesliga a 23 pontos do primeiro (Bayern).

O Bayern, o outro grande favorito, vai defrontar-se com um destroçado Manchester United - em sétimo lugar na Premier League a 18 pontos do primeiro - que está a léguas do que costumava, em regra, ser com Fergusson. Em princípio, passará apesar das dificuldades que manifestou nos oitavos contra o Arsenal.

O Barcelona, a quem calhou em sorte o Atlético de Madrid, também seguirá em frente, apesar da boa época que o Atlético está fazendo em Espanha e na Europa. Mas não é crível que em dois jogos o Atlético leve a melhor.

Finalmente, o Chelsea - PSG vaticina-se como o encontro mais equilibrado da jornada. Somente Mourinho, de um lado, com as suas tácticas superdefensivas e com o seu futebol pouco corajoso, resultadista ou até covarde, como alguns dizem, e Ibrahimovic, do outro, com a sua classe e o seu talento o poderão desequilibrar.

Na Liga Europa, a II Divisão da Europa, tanto o Benfica como o Porto se podem dar por felizes, quer por o sorteio não ter ditado um confronto entre ambos, quer por terem sido poupados a uma disputa com a Juventus ou até mesmo com o Valência. Em princípio, passarão à fase seguinte, embora o Benfica não possa facilitar como ontem aconteceu, sob pena de ficar pelo caminho. Jorge Jesus tem de se convencer que o Benfica tem plantel para jogar nas várias competições em que está.

Ao Benfica saiu o AZ Alkmaar que está na Liga Holandesa a 19 pontos do primeiro, o Ajax, e tem no campeonato 12 vitórias, 12 derrotas e 4 empates. Enfim, uma equipa contra a qual o Benfica tem a obrigação de resolver a eliminatória logo no primeiro jogo.

O Porto defrontará o Sevilha que está em sétimo lugar no campeonato espanhol a 26 pontos do primeiro (Real Madrid) com 12 vitórias, 8 empates e 8 derrotas. Apesar da irregularidade da equipa portista, também não se espera – não se pode esperar - outro resultado que não seja a passagem à fase seguinte.

Sem comentários: