terça-feira, 11 de março de 2014

SPORTING CAI NO RIDÍCULO


 

MAS NÃO SÓ
 

Os jornais desportivos de hoje reproduzem com grande destaque as palavras ontem proferidas pelo presidente do Sporting sobre as arbitragens.

Para além do que se disse no post anterior, que não adianta repetir e que explica o que se está a passar, convém acrescentar que as afirmações e conclusões do dirigente sportinguista raiam o ridículo se forem para ser levadas a sério como parece que estão a ser pelos ser pelos comentadores do clube e pelos adeptos, embora nestes já seja mais normal a ausência de qualquer espírito crítico.

Diz Bruno de Carvalho que tiraram ao Sporting o direito de estar à frente do campeonato por lhe terem espoliado sete pontos! E depois enumera-os: Benfica (o Sporting tem um ponto a mais por golo irregular); Rio Ave (penalty que não foi marcado, 2 pontos a menos); Nacional (golo invalidado, 2 pontos a menos) Académica (golo invalidado, dois pontos a menos), Setúbal (penalty inexistente, 2 pontos a menos) o que feitas as contas dá sete (8-1=7), ou seja, o suficiente para ir à frente do campeonato!

Esquecendo a contabilidade relativa a outros jogos, que o presidente do Sporting propositadamente omite – os golos marcados em fora de jogo, os penalties por “faltas” cometidas fora do campo, etc. – esquecendo tudo isto, não deixa de ser espantoso como tão estranha contabilidade é depois repetida por pessoas aparentemente responsáveis nas actividades a que se dedicam como ocupação principal. Como é possível que essas mesmas pessoas percam completamente o tal sentido da realidade quando falam de futebol e caiam no ridículo de fazer afirmações sem nenhum sentido?

Pretender que um penalty corresponde a 2 pontos, significa não ter qualquer dúvida, ter a certeza absoluta de que o penalty é um golo certo. Mas se é um golo certo, por que se marca o penalty? Por que não se atribui logo o golo àquele que dele beneficia? E quem garante ao Sporting que se o penalty tivesse sido convertido o Rio Ave não empataria?

Mas quanto ao jogo contra o Benfica as contas ainda são mais ridículas. O presidente admite que o golo do Sporting foi precedido de fora de jogo. Então, para armar ao sério, Bruno de Carvalho tira o ponto que o Sporting ganhou, mas esquece-se de atribuir mais dois ao Benfica. É que se atribuísse já não poderia dizer que o Sporting iria à frente da classificação! Isto nem parece uma conversa de gente normal Mas também aqui se poderia dizer o mesmo que acima foi dito: quem garante a Bruno de Carvalho que o Sporting não poderia empatar ou até ganhar se essa jogada tivesse sido invalidada? Tudo daí para a frente poderia ter sido diferente.

Mas o mais grave não é o Sporting cair no ridículo, porque essa já uma situação em que o seu presidente e alguns dos seus comentadores o colocaram há muito tempo, o mais grave é das suas palavras depreender-se um claro apelo à violência. E não há nada mais gratuito e simultaneamente mais fácil de incendiar que a violência no futebol, principalmente a partir da altura em que há claques organizadas. Bruno de Carvalho deveria, por isso, ser exemplarmente punido pela justiça desportiva e como ele outros que façam idênticos apelos!

1 comentário:

Batigol disse...

Parabens pelo post. Primeira vez que aqui venho e e o comentario mais sensato que ja li, em relacao a esta situacao. Realmente como ninguem fala de como o SLB deveria ter mais dois pontos e inacreditavel!