quarta-feira, 26 de março de 2014

QUEM NÃO GOSTA DO TREINADOR DO PORTO?


 

HOJE À NOITE PORTO-BENFICA PARA A TAÇA
 

 

Depois de mais uma jornada para a Liga, que foi mais empolgante lá fora, principalmente em Espanha e em Inglaterra, do que cá dentro, não houve verdadeiramente nada de importante a assinalar. Até o Sporting esteve mais ou menos calado relativamente ao jogo que fez na Madeira, embora tivesse mais uma vez mostrado a sua boa educação nuns comentários feitos a propósito de um jogo passado. Assim algo como uma digestão retardada…

Pois bem, o Benfica ganhou concludentemente à Académica, sendo muitíssimo injustas as palavras que o treinador da Briosa dirigiu à sua própria equipa, sejam elas entendidas à letra – dirigidas à Académica – sejam elas interpretadas com o sentido que verdadeiramente ele lhes quis dar – desvalorização da vitória e da exibição do Benfica. Mas também não é de admirar vindas elas de onde vieram. O que o treinador da Académica deveria ter dito é que nunca este ano levou uma lição de futebol equiparável à que no domingo levou na Luz, apesar das suas “brilhantes estratégias” para a impedir.

O Sporting ganhou bem na Madeira, embora a defesa do Marítimo seja muito permissiva e o meio-campo pouco compacto. Mas disso o Sporting não tem culpa e, claro, com a vitória alcançada tratou logo de fazer a comparação com as derrotas que o Benfica e do Porto sofreram no mesmo Estádio. Os dirigentes não tiraram publicamente conclusões, mas a gente advinha as que lhes iam na cabeça. Como o Sporting verdadeiramente só é notícia pelas pressões e tentativas de coacção que exerce sobre os árbitros convém recordar as palavras de Victor Pereira que na semana que antecedeu o jogo da Madeira revelou que os árbitros estavam com medo e que muitos deles temiam pela vida e integridade física tanto deles como dos que lhes são próximos, já que as ameaças por todos os meios, inclusive, por telefonemas anónimos não paravam de lhes chegar. Espantoso é que sendo este o estado anímico dos árbitros ninguém tome medidas disciplinares sérias para pôr cobro a esta situação, já que toda a gente sabe donde partem essas pressões e quem tornou público os telefones e as moradas dos árbitros. Por que razão ninguém actua?

O Porto ganhou com muita dificuldade a um Belenenses que jogou com dez toda a segunda parte, quando, se o árbitro tivesse tido coragem, poderia ter jogado em vantagem pelo menos durante toda a primeira parte por expulsão de Mangala logo no começo, por conduta violenta. Acabou, todavia, por ganhar e do Porto, não obstante o empenho que os jogadores estão pondo nos jogos, o que verdadeiramente sobressai é o treinador, Luís de Castro, uma pessoa de quem toda a gente gosta. Correcto, educado, cortês, competente, simpático e profissional. É difícil aparecer no futebol alguém como ele.

Em Espanha, o Real Madrid perdeu em casa com o Barcelona por 3-4 e ficou igualado com o Atlético de Madrid na frente e ficando ambos apenas a um ponto do Barça. No pior estilo português Ronaldo atribuiu ao árbitro a responsabilidade pela derrota. Sim, o árbitro incorreu no erro de ter assinalado uma grande penalidade a favor do RM por falta sobre Ronaldo cometida fora da área. Na mesma onda alinhou Sérgio Ramos, que já deve ser hoje o recordista mundial das expulsões. Só no RM já leva 25! Claro, culpa dos árbitros.

Em Inglaterra, Mourinho que é um homem com sorte, depois de ter na conferência de imprensa humilhado Arsène Wenger com palavras sarcásticas e impróprias, pelas quais um dia há-de pagar, acabou por no campo ver a sua equipa infligir ao Arsenal uma contundente derrota por 6-0. Mais uma vez o Arsenal começa bem e acaba mal, outras começa mal e só tarde e a más horas recupera. O Chelsea continua em primeiro, mas o campeonato ainda não está ganho. Tanto o Manchester City como o Liverpool poderão lá chegar, apesar da irregularidade de que ambos dão mostras.

Logo à noite, o Benfica parte tranquilo e confiante para jogar com o Porto a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Provavelmente, com tranquilidade a mais. No entanto, se o Benfica jogar – como deve – com a equipa tipo, dificilmente perderá. Mas se Jesus insistir na rotação em jogos importantes e decisivos como este, dificilmente ganhará sendo muito mais provável que perca, não necessariamente contra a classe do Porto, mas sobretudo contra a vontade do Porto…

1 comentário:

Anónimo disse...

É o que se chama acertar em cheio. Boa previsão. De quem sabe do que fala...