terça-feira, 11 de março de 2014

SPORTING EM PRIMEIRO, JÁ!


 

E TAMBÉM A PSIQUIATRIA, JÁ!


 

O Sporting tinha uma estratégia que a direcção de Bruno de Carvalho tentou pôr em prática desde que chegou à presidência, embora de uma forma um tanto ou quanto dispersa essa mesma estratégia já orientasse desde há alguns anos a prestação televisiva dos comentadores do Sporting.

Essa estratégia assentava no seguinte: como o Sporting não tinha poder, ou não tinha o poder que pretendia ter nos órgão dirigentes do futebol português, contrariamente ao que ele supõe passar-se com o Benfica e com o Porto, a única forma de não ser prejudicado seria protestar desde a primeira hora, com mais ou menos razão, ou até sem nenhuma, contra tudo o que não lhe corresse bem, imputando a culpa desse fracasso às maquinações de terceiros. Talvez assim o Sporting, pensavam os seus dirigentes, não fosse prejudicado, podendo até acontecer ser beneficiado.

O problema da falência desta estratégia assenta em dois factores: em primeiro lugar, no relativo êxito do Sporting no campeonato, onde está a fazer uma prova muito melhor do que aquela que qualquer pessoa, a começar pelos responsáveis do clube, poderia supor; e, em segundo lugar, por aquilo que era uma simples estratégia ter passado a ser uma coisa em que os sportinguistas e os dirigentes passaram a acreditar como se fosse verdade.

Como o Sporting está a fazer uma época muito superior ao previsto, a gente do Sporting perdeu a noção das realidades e das proporções: entusiasmou-se e passou a acreditar que poderia ser campeão pela simples e enganosa razão de durante uma série de jogos a equipa ter respondido com êxito. Mas não perceberam que esse êxito, embora importante e merecido, era muito menor do que aquilo que parecia. De facto, o Sporting não só não foi capaz de ganhar a um grande como, por outro lado, não encontrou no seu percurso, por vicissitudes da própria época, nenhuma equipa – e costuma a haver mais que uma – que estivesse num patamar intermédio entre os grandes e todos os outros – e isso facilitou-lhe as vitórias. A equipa que mais se aproximava desse estatuto era o Estoril, contra a qual o Sporting também não conseguiu ganhar.

Só que o entusiasmo dos adeptos, sócios e dirigentes não lhes permitiu ver a realidade e ter a tal noção das proporções. O Sporting não tinha plantel para competir com o Benfica nem com o Porto, tendo, por isso, sido eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Como ficou livre para se dedicar à única competição que lhe restava – o campeonato -, o Sporting, apesar da menor carga competitiva acabou por confirmar, com o avançar da época , o que desde início as pessoas mais avisadas tinham previsto: que não tinha plantel à altura das exigências competitivas a que aspirava e que também não tinha equipa capaz de suportar a pressão dessas exigências dos adeptos e dos dirigentes, apesar do discurso cauteloso do treinador, à medida que a época se aproxima do seu termo.

E então o caminho mais simples e no qual piamente acreditam, dando mostras de uma paranóia difícil de tratar, foi o de imputar aos árbitros a responsabilidade por não estarem no lugar a que irrealistamente aspiravam.

Claro que houve alguns erros de arbitragem que prejudicaram o Sporting, mas houve outros tanto que o beneficiaram e muito. O Sporting marcou vários golos importantes e até decisivos em fora de jogo, beneficiou de penalties inexistentes - alguns resultantes de “faltas” cometidas fora do campo! –, foram-lhe perdoados penalties óbvios, não tendo no deve e haver nenhuma razão de queixa.

O jogo do último domingo, que, à semelhança de outros, deu lugar a uma gritaria de manicómio, é o típico jogo em que o árbitro comete erros em série que prejudicam e beneficiam ambas as equipas. Basta dizer que dos quatro golos do resultado oficial nenhum foi obtido legalmente. O único golo legal do desafio, a favor do Sporting, não foi considerado. Mas se tivesse sido, quem pode garantir que o Sporting ganharia o jogo?

A prova de que os dirigentes leoninos perderam a noção das realidades – e por via deles os adeptos – a ponto de alguns desses dirigentes e notáveis estarem a carecer de urgente tratamento psiquiátrico, pode encontra-se no facto de reclamarem o primeiro lugar na Liga, como o lugar em que estariam se tais erros não tivessem sido cometidos.

É claro que este discurso assenta numa deturpação dos factos, porventura inconsciente, pelo estado psíquico em que esses dirigentes se encontram, esquecendo-se esses senhores que uma equipa que joga como o Sporting jogou nas Antas e depois contra o Benfica não pode aspirar a mais que o terceiro lugar, que é o melhor lugar a que o clube pode aspirar com os jogadores que tem…se tiver capacidade para daqui até ao fim do campeonato aguentar a pressão.

1 comentário:

F.L. disse...

Muitíssimo bem. Só discordo de uma coisa. O golo do Setúbal foi legal. O Jefferson do Sporting está a pôr em jogo (está em linha) o jogador do Setúbal. Mas isto é apenas um pormenor que não altera em nada o seu excelente artigo.