domingo, 29 de agosto de 2010

A VITÓRIA DO BENFICA


O QUE AINDA FALTA

O Benfica começou bem o jogo de ontem à noite, no melhor estilo da época passada. Jogada pelo lado esquerdo entre Coentrão e Gaitan, cruzamento deste e o apagado Cardozo, no lugar certo, fez o golo, ainda não tinham decorrido cinco minutos de jogo.
Pouco depois, desentendimento entre Maxi Pereira e Júlio César, a jogar em vez de Roberto, e penalty a favor do Setúbal, com a consequente expulsão do guarda-redes, muito culpado no lance, por não se ter desenvencilhado imediatamente da bola.
Entra Roberto para o lugar de Júlio César e sai Sálvio. Hugo Leal marca a grande penalidade e Roberto defende, atirando-se para o lado certo. Estava restabelecida a confiança.
O Setúbal, apesar de jogar com mais um, nunca incomodou verdadeiramente o Benfica, que, muito perto do intervalo fez o 2-0, em corner de Aimar e boa cabeçada de Luisão.
No segundo tempo o jogo prosseguiu no mesmo ritmo, lento, apenas um pouquinho mais rápido quando o Benfica atacava. Em mais uma boa jogada pela esquerda, Gaitan volta a cruzar, o guarda-redes defende e Aimar, na recarga, faz o golo. De permeio, ainda uma ou duas razoáveis defesas de Roberto e mais uma saída em falso, desta vez sem consequências.
No fim do jogo, os benfiquistas estavam contentes, tinham ganho pela primeira vez e não sofreram golos. Mas nem tudo está bem e o Setúbal também não foi a equipa ideal para testar o Benfica neste momento.
Pode, porém, dizer-se que o problema da ala esquerda está aparentemente resolvido e bem. Com Coentrão atrás e Gaitan à frente, o Benfica deste ano vai ter uma asa esquerda de grande nível, quase igual à do ano passado. Do lado direito, ainda não deu para ver: Maxi continua fisicamente abaixo das suas capacidades – o que é normal, dado o atraso com que começou – e Sálvio jogou tão pouco que não deu para ver o que vale.
No meio campo há melhorias indiscutíveis em Xavi Garcia e em Aimar, em grande forma. Na defesa, David Luiz continua muito “solto” para o bem e para o mal e Luisão, nunca comprometendo, também não está ainda a cem por cento. Não será, todavia, pela linha defensiva, igual à do ano passado, que o Benfica claudicará. O mesmo se não diga do guarda-redes, onde a insegurança vai continuar. Júlio César, como se viu o ano passado, também tem grandes fragilidades, ontem confirmadas mais uma vez.
Na frente é que as coisas não vão bem. Cardozo está ainda mais apático do que era hábito e, pior do que tudo, Saviola tarda em aparecer. E sabe-se como Saviola foi, no ano passado, fundamental.
Martins e Amorim estão ao seu nível, sendo jogadores com que sempre se pode contar.
Em conclusão: a dinâmica da equipa ainda não se assemelha à época passada, mas já está melhor do que nos primeiros jogos. É porém ainda cedo para se dizer se o progresso vai continuar. Para isso será necessário outra movimentação e eficácia da linha vançada, o que ontem ainda não aconteceu.

Sem comentários: