domingo, 22 de agosto de 2010

OS ERROS DE JORGE JESUS




O BENFICA PERDIDO NO MERCADO

Por uma vez vou ter de estar de acordo com o Sr. Freitas Lobo. Como aqui já disse: o treinador do Benfica teima em jogar num sistema para o qual não tem jogadores. Freitas Lobo, na Bola da semana passada, repete a ideia: não há clonagens tácticas. Jorge Jesus “monta equipa” como se lá tivesse Ramires e Di Maria. E, na verdade, não tem.
Tal atitude não augura nada de bom para o Benfica, nem atesta muito favoravelmente sobre a tal “inteligência futebolística” de Jorge Jesus. Como já aqui se disse, Ramires e Di Maria são insubstituíveis, mais Ramires do que Di Maria, mas isso não significa que, com tempo, o Benfica não tivesse podido encontrar soluções alternativas. De valor certamente diferente, mas alternativas.
Jesus não fez isso. Contratou jogadores para outros lugares e até, num caso bem conhecido, esbanjou dinheiro. E agora, com uma prova já disputada, com o campeonato iniciado e com a Champions League à porta, anda meio perdido no mercado à procura de reforços para substituírem Di Maria e Ramires. Uma coisa é certa: não vai encontrar nada igual. Quando muito, alguém que possa desempenhar idênticas funções, mas com outro brilho.
No Braga, tudo se passou ao contrário. Houve várias saídas, mas com tempo e saber encontraram-se as substituições adequadas. E aí está o Braga como se nada lhe tivesse acontecido. Ou me engano muito, ou no Benfica vai andar-se toda a época a “chorar” as saídas de Ramires e de Di Maria, porque, qualquer que seja a solução encontrada, nunca os fará esquecer.
Jorge Jesus tem este ano a verdadeira prova de fogo da sua carreira: ou vence ou fracassa. Duas derrotas consecutivas no campeonato e uma contratação completamente falhada, que Jesus se recusa a reconhecer, não auguram nada de bom. Só Jesus não percebe que aquele guarda-redes não tem lugar em nenhuma equipa da primeira divisão portuguesa.
Ganhar o ano passado, com os jogadores que o Benfica tinha, era o mais fácil. Mérito seria fazê-lo ganhar este ano…
É provável que em toda esta “embrulhada” o presidente do Benfica também tenha as suas responsabilidades. A primeira, como sempre, é a de não perceber nada de futebol. A segunda é a de não se ter imposto na hora própria. Mas ainda está a tempo de fazer ver a Jesus o que este teima em não reconhecer. Mais uma semana e será tarde, muito tarde…

Sem comentários: