domingo, 22 de agosto de 2010

BENFICA: QUARTA DERROTA CONSECUTIVA


ALGUÉM TEM DE SE IMPOR
É preciso distinguir uma personalidade perseverante de uma personalidade teimosa. O perseverante é aquele que, com base em anteriores experiências e perfeito conhecimento das suas capacidades, insiste progressivamente no caminho do êxito. O teimoso é aquele que despreza a experiência e sem qualquer sustentabilidade insiste em manter opiniões ou condutas que repetidamente levam ao insucesso.
O perseverante avalia bem as condições em que actua, sendo o resultado da sua perseverança tanto mais seguro quanto inteligente for a avaliação que delas faz. O teimoso é estúpido, despreza todos os elementos relevantes de análise e insiste no erro até que o erro o destrua.
Jorge Jesus é teimoso. Insistir em Roberto quando toda a gente já percebeu que o “rapaz” não tem as menores condições para ocupar a baliza do Benfica é uma atitude suicidária.
Alguém vai ter de pôr cobro a isto: a crítica desportiva em geral, por mais óbvias que sejam os fundamentos das suas análises, não fará dobrar a teimosia de Jesus. Os adeptos que vão ao Estádio da Luz, ou de uma grande percentagem deles, também não, já que a sua principal preocupação será a de fazer a defesa do guarda-redes. Assim sendo, só uma reacção vinda dos jogadores ou de quem manda poderá pôr fim a esta triste situação.
É que o Benfica arrisca-se a perder não apenas os 8,5 milhões que o jogador custou, mas todos os demais investimentos feitos de há dois ou três anos a esta parte, a começar pelos resultados da Champions League.
Roberto tira pontos em todos os jogos. Hoje, a equipa do Benfica joga com um jogador que funciona como um "adversário infiltrado", além de outro que apenas faz figura de corpo presente. E não há nenhuma equipa, como já aqui dissemos, por melhor que seja, que resista a isto!
O que está a acontecer também desmistifica Jesus como treinador. Ele, como tantos outros, actua irracionalmente, com base uma "fé" estúpida que não leva a lado nenhum.
Mas não é somente Roberto que não pode jogar: Cardozo também não pode. Mas há mais aspectos a reparar, que serão analisados em artigo à parte.
Repetindo uma “proeza” que já não acontecia há 58 anos e que apenas por duas vezes ocorreu na longa história do Benfica – perder os dois primeiros jogos do campeonato –, Jorge Jesus, em princípio, não revalidará o título, já que somente uma super época poderia reverter a actual situação.
Enfim, não há muito mais a dizer depois do que se passou na Choupana. Tudo o que sobre este assunto poderia ser dito já aqui foi escrito noutros posts no último mês.
Para bem do Benfica e do futebol alguém terá de se impor. E já!

Sem comentários: