quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A COMISSÃO DE DISCIPLINA DA FPF COMEÇA MAL




ADOP AVOCA O PROCESSO DE QUEIROZ

A Comissão de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol não poderia começar pior o seu mandato. Acaba de ser empossada e já foi desautorizada pela Autoridade Antidopagem que, não tendo concordado com a sanção imposta a Carlos Queiroz, avocou o processo e vai julgá-lo de acordo com a competência que a lei lhe confere.
A perturbação ou a tentativa de inviabilização do controlo antidoping é uma falta tão grave que qualquer tentativa de “branqueamento” de um comportamento suspeito correria sempre o risco de não passar incólume.
Dentro daquela lógica que campeia no futebol português, de tudo ser permitido, desde a corrupção dos resultados até à manipulação de jornalistas, passando pelas ameaças e agressões a todos aqueles que se não conformam com a viciação da verdade desportiva (são, de facto, muitos anos de práticas desonestas), a recém-empossada Comissão de Disciplina, querendo marcar bem a diferença com a sua antecessora – a tal que pretendeu, sem êxito, morigerar o futebol português -, supôs que poderia reiniciar o regresso ao passado com um caso de doping. Enganou-se redondamente, porque este é um dos tais casos em que o Estado não entregou o seu poder de fiscalizar e punir à auto-regulação.
A avocação supõe, antes de mais, que o Estado, analisado o processo, não se conforma com o modo como os factos foram julgados. Não se sabe, nem se podem prever as consequências desta avocação, mas pode antecipar-se com segurança que, dentro de dias, os “penalistas de serviço” – os tais que em anteriores disputas sempre defenderam os corruptos – aí estarão a descobrir qualquer "insanável ilegalidade" no procedimento adoptado.
De pouco lhes valerá. A Autoridade Antidopagem de Portugal vai exercer a sua competência e se concluir, face aos factos apurados no processo, que Queiroz perturbou o controlo antidoping, dificilmente o ainda seleccionador escapará a uma pesada sanção.
Com este processo reiniciado e com outro “às costas”, Queiroz não tem condições mínimas para continuar à frente da selecção. Se mesmo assim continuar, então bem pode dizer-se o futebol português está pior do que nunca.

Sem comentários: