segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BENFICA: TERCEIRA DERROTA CONSECUTIVA


O QUE SE ESPERAVA

Só mesmo os mais ingénuos poderiam supor que o Benfica deste ano estava ao nível do do ano passado. Não está. Está muito pior, como aqui já tinha sido dito.
Três erros crassos marcaram desde início a preparação do Benfica para a nova época.
O primeiro, absolutamente imperdoável, foi o modo como o treinador despediu Quim, em directo, num programa de televisão para atrasados mentais e marcadamente anti-benfiquista. Um jogador bicampeão, internacional, com cerca de seis anos de casa, merecia outra consideração. Se o Benfica fosse dirigido por alguém que percebesse de futebol e que além disso carregasse em si o prestígio da instituição, Quim continuaria e Jesus teria de “engolir” a sua ousada decisão. Por estranho que pareça, estes comportamentos têm efeitos nefastos sobre todo o grupo, como se está a ver.
Em segundo lugar, nunca o Benfica deveria ter contratado Roberto, que corre o risco de se transformar em motivo de chacota nos campos adversários em que seja chamado a actuar. Ou se o contratasse, deveria ter sido explicado que ele veio para o Benfica como pagamento da transferência de Simão para o Atlético de Madrid, na parte ainda não paga.
Em terceiro lugar, o Benfica deveria ter “industriado” os seus empresários para venderem David Luiz (pelo melhor preço, algo entre 35 e 40 milhões de euros), Cardozo (por um preço bem inferior ao da cláusula penal) e Ramires (dada a inevitabilidade da transferência).
Com parte destas receitas mantinha Di Maria e Coentrão, de preferência com prorrogação dos respectivos contratos e assegurava o equilíbrio da equipa, buscando no mercado alguém que pudesse substituir Ramires (embora sabendo-se que Ramires é insubstituível) e David Luiz. Não falta no Brasil ou na Argentina quem esteja à altura daquelas vagas, contanto que a equipa se tivesse mantido equilibrada.
Agora, fazer o que o Benfica fez – e a culpa recai sobretudo em Jesus e Rui Costa -, que foi perder cerca de 60% da eficácia da equipa do ano passado e não ter contratado absolutamente ninguém para colmatar essas faltas, é um erro imperdoável. Realmente, as contratações efectuadas não se destinam a suprir aquelas faltas, mas antes a reforçar lugares que já estavam bem servidos. O que é positivo, mas de forma alguma chega.
O Benfica deste ano não tem alma, nem parece ter a frescura física do ano passado. E pior do que tudo isso. O treinador teima em jogar num sistema para o qual não tem jogadores.
Como se verá, a arrogância de Jesus não vai chegar. Será, pelo contrário, um factor negativo. Aliás, é uma arrogância dos fracos, já que as muitas asneiras feitas este ano não aconselhariam a ninguém aquele tipo de comportamento dentro do Benfica.

Sem comentários: