segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

JOAQUIM RITA AINDA ACHA QUE JESUS É RELES?




MAS SERÁ SÓ ELE? E SERÁ SÓ ISSO?


Ficou célebre o comentário que Joaquim Rita fez na SIC N (ver neste blogue: “Jesus é reles!”), quando no dia seguinte ao jogo Tottenham- Benfica, em Março de 2014, comentou a atitude Jesus perante um colega de profissão (Sherwood) e perante os elementos do Benfica - Adjunto, Raul José (que Jesus trata como um cão), Rui Costa, Shéu e outros que tentavam impedi-lo de continuar a insultar o treinador inglês. Como de costume, na explicação/justificação do sucedido, Jesus foi mentiroso e covarde. Primeiro encenou uma desculpa bacoca dizendo que tinha invadido sem querer a área técnica do adversário e que a sua gesticulação tinha a ver com o número do Luisão; mais tarde veio dizer que se meteu com o treinador do Tottenham para defender o “André”. Esta desculpa é covarde, por duas razões. Primeiro, por    que Villas-Boas não tinha nenhuma consideração pessoal por Jesus e a última coisa que queria era ser defendido por ele; em segundo lugar, porque Sherwood nada tinha a ver com o anterior despedimento de Villas-Boas.

Neste episódio como em outros em que com a sua conduta denegriu o bom nome do clube muitos foram os benfiquistas que o criticaram severamente. Foi assim no caso Sherwood; foi assim no caso Manuel Machado – em que este na conferência de imprensa, indirectamente, mais tarde o qualificou: “Um vintém é um vintém. E um cretino é um cretino, pinte-se ele de vermelho de verde ou de azul”); nas cenas de Guimarães com a polícia, como noutras que antes já tinha tido.

Do lado do Sporting, depois do execrável comportamento de Jesus face a Rui Vitória, ou houve apoio ao seu comportamento ou desculpas. O que não admira vindo do Sporting, já que como se têm visto desde o presidente aos adeptos passando pelos comentadores todos eles perfilham os mesmos “valores” de Jesus.

O primeiro a manifestar-se publicamente foi Daniel Sampaio (só falta o outro, o insolente Barroso), que, numa estratégia conjugada com a estrutura do Sporting, veio pôr umas asinhas nas costas de Jesus dizendo que ele foi induzido em erro pelo jornalista que fez a pergunta. Obviamente que isto é mentira e Daniel Sampaio sabe-o melhor que ninguém. E por aqui logo vemos quais os “valores” destes sportinguistas. Mas não só. Vamos por um momento supor que isto que Sampaio diz é verdade (e não é). Se fosse, Daniel Sampaio já achava correcto o comportamento de Jesus e sem culpa! E são estes cavalheiros que têm a pretensão de educar os nossos filhos e os nossos netos!

Jesus, dentro da estratégia acordada, para se tentar limpar da porcaria que dele saiu, veio reafirmar a versão de Daniel Sampaio na conferência de imprensa de ontem. Como o seu linguajar analfabético não dá para estas subtilezas, a desculpa apenas serviu para meter os pés pelas mãos e enterrar-se ainda mais..

E hoje, então, depois da vitória sobre o Braga, com um golo marcado pelo árbitro – sempre o mesmo, Jorge de Sousa! -, Jesus veio com uma imensa treta sobre o seu percurso como técnico. Mais uma vez asneou no que disse e falta saber – não posso conferir agora – se os escassos factos que enumerou não estão aldrabados, como de costume.

Para a história, mais uma vitória oferecida pelo árbitro que inventou um penalty por mão, à queima, fora da área. Assim sendo, que necessidade têm eles do Coroado ou da “mentira desportiva” de um dos seus mais conhecidos fanáticos?

E, depois de tudo o que se tem passado, Joaquim Rita continua a achar que Jesus é reles?

Sem comentários: