sábado, 30 de janeiro de 2016

JESUS AFASTADO DE BRUNO DE CARVALHO?




SINAIS QUE INDICIAM DESAVENÇA



Sem fontes privilegiadas., apenas com base no conhecimento que se tem dos intervenientes, principalmente de Jesus, tendo em conta apenas nas chamadas fontes abertas, há razões para supor que o treinador leonino tem vindo a afastar-se gradualmente do presidente.

Em primeiro lugar, a Jesus nunca lhe agradou ter Bruno de Carvalho no banco. É para ele inaceitável que no “lugar sagrado” do treinador haja alguém que hierarquicamente lhe seja superior. Não se trata de saber se há interferências do presidente em áreas que não são suas, trata-se pura e simplesmente de uma questão de estatuto. Acontece que Jesus se viu obrigado a ter de aceitar Bruno de Carvalho, depois das provocações que logo na pré-época Rodolfo Reis lhe lançou no programa “play off”. Depois do que o ex-jogador portista disse a Jesus, Bruno de Carvalho tinha mesmo de ir para o banco. Foi uma provocação totalmente conseguida, já que Rodolfo quando a fez tinha perfeita consciência do resultado da sua provocação (obter o efeito contrário àquele que ele garantia não acontecer, por contraposição a Marco Silva) e apostava, como é óbvio, na erosão da relação entre duas personalidades que não foram feitas para conviver num pequeno espaço de grande tensão.

Já havia indícios da erosão da relação entre ambos por força de comportamentos de Bruno de Carvalho, no banco, que Jesus não aprovava e até já havia avisos feitos publicamente, mas a prova evidente de que, para Jesus, Bruno de Carvalho causava um mal-estar prejudicial à equipa aconteceu no jogo contra o Tondela. Não que Jesus tenha estado calmo quando Bruno de Carvalho se manifestava, mas porque imediatamente percebeu que o presidente se excedeu perigosamente chamando “corruptos” à equipa de arbitragem, o que, independentemente do castigo que lhe será aplicado, Jesus teme que passe a haver da parte dos árbitros má vontade contra a sua equipa. Tanto assim que no final daquele jogo responsabilizou pelo empate…o Tondela. No dia seguinte, Bruno de Carvalho verberou aqueles que no Sporting têm vozes discordantes das que se devem ouvir na defesa do clube.  

Depois veio a história das transferências falhadas. Elas já tinham acontecido na pré-época, o efeito desse desaire tinha sido mal digerido, embora algumas vitórias, nomeadamente contra o Benfica, tenham atenuado os seus efeitos. Só que elas repetiram-se no mercado de Janeiro e então Jesus não pôde calar a sua revolta e manifestou-se contra a incompetência reinante no Sporting, dando publicamente conta desse seu mal-estar depois do jogo da Taça da Liga contra o Arouca.

Mas foi exactamente no lançamento do jogo desta tarde, contra a Académica, ao abordar o “caso Carrillo”, que Jesus publicamente se desviou abertamente da linha oficial ao reconhecer sem reticências o direito de Carrillo a decidir do seu futuro. Nunca foi segredo para ninguém que Jesus queria contar com Carrilho até ao fim do contrato, ou seja, até ao fim da época à semelhança do que o ano passado aconteceu no Benfica com Maxi Pereira. Ontem, Jesus foi muito claro na defesa da decisão de Carrillo. É certo que essa defesa também lhe interessava como auto-justificação, embora, que se saiba, ninguém no Benfica tenha contestado a sua saída, mas apenas o modo como o fez.

Sobre Carrillo, independentemente de saber se vai ou não para o Benfica, o que é lamentável é que um jogador de futebol, um trabalhador, tenha sido impedido pela entidade patronal de exercer a sua profissão, apenas porque não quer renovar o contacto com ela. E mais lamentável que ninguém tenha juridicamente defendido o jogador, que, segundo aqui dissemos, até tinha o direito de rescindir com justa causa o seu contrato com o Sporting com base no comportamento por este adoptado. E mais do que isso, poderia inclusive pedir uma indemnização ao clube por ser por demais evidente pelas declarações públicas dos dirigentes e de outros responsáveis, como por exemplo, Inácio, que a proibição de treinar-se com a equipa principal tinha exclusivamente como causa com a sua recusa em renovar.

Em conclusão: eliminado na Taça de Portugal, eliminado na Taça da Liga, com uma eliminatória muito difícil na Liga Europa, que tem todos os condimentos para correr mal, bastará o menor desaire do Sporting no campeonato, se não for acompanhado de idêntico desaire por parte do Benfica, para que a relação entre o treinador e o presidente se deteriore gravemente com as conhecidas consequências que Bruno de Carvalho costuma emprestar a essas deteriorações. E nem será de estranhar – fica aqui dito para memória futura – que Bruno de Carvalho venha, por qualquer coisa que corra mal, a acusar Jesus de já estar com a “cabeça no Porto”.

4 comentários:

Anónimo disse...

Cheiram a desespero!

Não estavam habituados a ter um Sporting fortíssimo e já nem conseguem dormir.
Vão ter que levar com o Bruno e com o Jesus nos próximos 3 anos. Face ao fraco rendimento do Porto as faixas já estão encomendadas, ou acha a lampionagem que o colinho levará o Benfica a fazer sequer sombra ao Sporting? Nos próximos 3 anos o vosso adversário é o Braguinha!

Vasco!

Anónimo disse...

Ó ANÓNIMO NEM TU ACREDITAS NO QUE DIZES
QUANTO MAIS OS BENFIQUISTAS !

Anónimo disse...

Amanhã começam a encostam em Moreira de Cónegos!

Rumo ao terceiro lugar!


Vasco!

Águia Preocupada disse...

Sim! Sim! Encosto sim, mas numa poltrona de luxo! Ah! Ah! Ah!