domingo, 31 de janeiro de 2016

O SPORTING TEM MENTALIDADE DE EQUIPA PEQUENA




MAIS CENAS EM ALVALADE

Octávio Machado: «Peço para nunca mais nomearem Cosme Machado para jogos do Sporting»



Não há qualquer espécie de dúvida, o Sporting tem mentalidade de equipa pequena. Como sempre acontece com os pequenos sejam eles equipas de futebol ou outra coisa qualquer, as pequeninas contrariedades são exacerbadas, são vistas como conspirações universais destinadas a apoucá-los e a prejudicá-los. Nunca são vistas na sua verdadeira dimensão, mas como assuntos de importância vital dos quais em última análise depende a realização do fim que esses pequenos seres têm em vista alcançar.

Esta noite em Alvalade, mais uma vez o Sporting se viu atrapalhado para ganhar ao penúltimo classificado. Mais uma vez os jogadores do Sporting ultrapassaram os limites do permitido, sem que a sua conduta tivesse sido devidamente punida. Mais uma vez o treinador do Sporting foi expulso por algo, certamente grave, no conteúdo ou na forma, que disse ao árbitro (ao quarto árbitro).

O Sporting queixa-se de um golo sofrido em fora de jogo aos 59 minutos (cinquenta e nove minutos, imagine-se!). Ainda não tivemos oportunidade de rever o lance com tranquilidade, embora pela imagem a que tivemos acesso nos pareça que há fora de jogo. Um fora de jogo ocorrido numa jogada pouco comum, cuja validação parece corresponder a um erro do árbitro. Ou seja, o defesa não costuma ser o último jogador; o último jogador costuma ser o guarda-redes, daí a confusão do árbitro se estiver correcta a imagem que temos do lance.

Só mesmo uma equipa em pânico, completamente desorientada e emocionalmente destabilizada, pode tomar por definitivo o resultado verificado ao minuto 59 contra o penúltimo classificado. Basta comparar o que se passou com o Benfica à terceira jornada da primeira volta. Depois de uma pré-época decepcionante, da derrota na Supertaça e da derrota contra o Arouca na segunda jornada, o Benfica jogando contra o Moreirense viu a equipa de Moreira de Cónegos empatar ao 84.º minuto, num golo marcado em off side – um off side “normal” com cerca de dois metros. Faltavam seis minutos para acabar o jogo e mesmo assim o Benfica assegurou a vitória dois minutos depois. Não convocou conferências de imprensa especiais, não veio insinuar manobras de bastidores, não veio chamar incompetente ao árbitro, nem veio, em suma, exigir que Jorge Ferreira nunca mais arbitrasse o Benfica. E no Rio Ave – Benfica da 14.ª jornada, que o Benfica ganhou por 3-1, depois de ter estado longo tempo empatado, foram perdoados aos vila-condenses três penalties e nem por isso o Benfica se pôs aos gritos por no jogo de amanhã, em Moreira de Cónegos, ter como árbitro exactamente a mesma pessoa (Manuel de Oliveira) que em 20 de Dezembro passado não viu os três penalties que não foram marcados ou ajuizou mal os lances que lhes deram origem.

É claro que quando um clube tem mentalidade de equipa pequena tudo é exageradamente exacerbado, tudo o que é eventualmente prejudicial é elevado aos píncaros e simultaneamente é esquecido ou omitido tudo o que o favorece, como no jogo desta noite aconteceu relativamente a Ewerton e a Adrien que só não vieram para a rua por o árbitro lhes ter perdoado o segundo amarelo.

No fim do jogo assistiu-se a mais um conjunto de declarações lamentáveis de um director-geral ensandecido que espuma ódio e raiva por todos os poros. Atacou o árbitro, responsabilizou o presidente do conselho de arbitragem e insinuou, sem margem para dúvidas, que há quem esteja por detrás de todas estas cabalas para impedir que o Sporting se intrometa num negócio de milhões. Bem pode o ensandecido director geral do Sporting dizer, como lhe recomendaram que dissesse, que não era a honorabilidade do árbitro que estava em causa (apesar de todos sabermos que é, aliás com o Sporting é sempre a honorabilidade do árbitro que está em causa), porque a sua parca inteligência logo mais à frente deixou a descoberto os seus verdadeiros propósitos quando afirmou que tudo “ o que aconteceu” se devia ao facto de haver alguém que quer impedir que o Sporting se intrometa na alternância (ou seja, o que liminarmente o ensandecido director geral afirmou foi que há alguém do Porto ou do Benfica que influencia os árbitros levando-os a actuarem contra o Sporting para por essa via impedirem que a referida alternância seja posta em causa). Tais declarações não podem deixar de merecer a sanção devida. Basta ouvi-las!

12 comentários:

Anónimo disse...

É o que acontece quando alguém é roubado de forma descarada!

A onda verde está a crescer, em condições normais seremos campeões, em condições anormais também seremos campeões.

Vasco!

Anónimo disse...

Vasco,

Cada vez que não ganham ou o fazem à rasca, como ontem, mandam bitates e declaram o fim do mundo.

Não sei que idade tens, mas estas jogadas da tua associação do Lumiar são exactamente iguais às do fcp do tempo do garrido, guarda abel e... otávio anão e... lagartinácio.

Que coincidências tremendas, não achas?

O que o teu presidente não sabe, ou sabia, é que hoje já não "pega" a guerrilha como nos anos 80. O submundo do futebol, apesar de ainda estar minado, já começa a deixar o subsolo. O alzheimer da costa esgotou os últimos cartuchos nas épocas do vitó pereira. Agora o teu badocha de estimação pensa que pode tomar o lugar do peido da costa, mas esse lugar foi varrido do mapa. Já não há dons corleones. Apoias um clube que se diz grande, mas a verdade é que são pequeninos. 4 Campeonatos nos últimos 40 anos! Em 18, 14 foram conquistados durante o estado novo. Sem o salazar e todo o estado novo, voltaram a ser o que eram antes de 1926, um clube que ganhava algo de 5 em 5 anos.

Obrigado e Saudações!

Anónimo disse...

Qualquer pessoa sabe que o Benfica começava a ganhar 1-0 no tempo do Estado Novo, isto num dia bom do arbitro, num dia mau eram 4 ou 5.
Compreendo que após as saudades do Calabote vos atinja a saudade dos Filipes Soares Franco, dos Godinhos Lopes e outros que tais. Agora com o melhor dirigente desportivo em Portugal o lugar do Benfica será discutir o 3º lugar com o Braga que, diga-se de passagem, até tem um treinador com mais qualidade que o Benfica.

Este campeonato tem o destino traçado, qualquer equivoco começa a ser desfeito hoje em Moreira de Conegos.

Vasco!

RuiL disse...

Michael e os que têm foram todos nestes moldes, coisa de equipas pequenas, por exemplo, estes Vascos sabem que a primeira vez que foram à Europa(os tais que queriam ser tão grandes como os grandes, não conseguiram ainda) FORAM POR CONVITE, A ÚLTIMA VEZ QUE FORAM CAMPEÕES bateram o recorde de penaltis a favor, enquanto este ano devem juntar ainda o recorde de penaltis não marcados aos adversários, nem valem o esforço, COMO É POSSÍVEL APOIAREM ESTA MÁFIA, pergunta a maioria, sendo a resposta tão fácil como a facilidade que eles têm em ABANDONAR QUALQUER SENSO DE HONRA E IDENTIDADE/PRÓPRIA, COITADINHOS DESTES MENTECAPTOS.

Anónimo disse...

Máfia?

Fala quem faz negócio em modo de Robertadas com o A. Madrid, quem compra jogadores acima do preço como o Jimenez e o Pizzi sabe-se lá com que interesse. E quando o LFV foi apanhado em escutas no apito dourado? E o jogo no Algarve contra o Estoril?

Telhados de vidro!

Logo à noite o Moreirense trata-vos da saúde!

Vasco!

Anónimo disse...

v'asco', NÃO SABES LER E INTERPRETAS OS FACTOS A TUA MANEIRA DE ILETRADO : CONSULTA OS JORNAIS DA EPOCA E SE CONSEGUIRES JUNTAR AS LETRAS (?) O QUE SINCERAMENTE DUVIDO ,PODERAS INFORMAR-TE DO SEGUINTE : o Luis F.Vieira , juntamente com V. Loureiro
foram escutados por V.Loureiro,na altura presidente da Liga ter perguntado a LFV que
arbitro pretendia para uma meia final da Taça de Portugal ( se não estou em erro...)
com o Belenenses , TENDO SIDO DADO CONHECIMENTO DISSO AO PROPRIO PRESIDENTE DO BELE-
NENSES (de seu nome Sequeira...jà falecido...); lembro-me que o nome proposto foi o de Paulo Paraty e Vieira recusou logo dizendo que esse era um àrbitro afeto ao fcp ,
(o que veio a revelar-se pelas escutas do 'Apito Dourado'...) tendo sido escolhido outro àrbitro para esse jogo. O Presidente Sequeira CONFIRMOU TER SIDO POSTO AO CORRENTE DESSA DECISÃO PELO PROPRIO V.LOUREIRO. Onde està a corrupção ??? Não é exatamente o caso do teu PPCristovão...ou serà ? Quanto ao preço dos jogadores do Benfica, também acho caro mas ninguém pediu dinheiro à merda do teu clube para os pagar, não é assim ? No jogo do Algarve o Estoril aceitou ir là jogar; se tens provas de arranjo entre clubes, leva-as a tribunal que eu também não gosto de corruptos. devias olhar para as manobras trafulhentas do teu presidente rei das falências, com o Marco Silva, com o Carrilho ( mas levou na bilha...), agora tens um
treinador que jà disse duas vezes que não nega ir para o fcp , isto em pleno cam-
peonato, chama-se levar cornos e dos grandes. Quanto ao Apito Dourado , o fcp e pinto da costa fez trafulhice contra TODOS , mas estùpido como és , queres é marrar com o Benfica.

Anónimo disse...

Ao Moreirense calhou o xarope que te calhará a ti mais cedo que tarde, Inácio!
Tiveste azar lagartito, Vasco Inácio.

ALM disse...

Não vi o jogo do sporting, só vi uma repetição dos golos e pergunto: Quem marcou o golo em que o jogador da Académica estava em fora de jogo? A mim pareceu-me um auto golo marcado pelo jogador do sporting. Se de facto foi um auto golo porque razão o golo há-de ser anulado?

Anónimo disse...

Para o vasquito do carriche que por aqui anda:
como és novito e não lês livros de história, aqui vai
"O TEMPO, ESSE INEXORÁVEL PÊNDULO DA HISTÓRIA, REPÕE SEMPRE A VERDADE DOS FACTOS
QUEM É...FOI E... SEMPRE SERÁ?
Muito se associa o Sport Lisboa e Benfica ao nome de António de Oliveira Salazar, muitos porque ouviram dizer, outros porque vão na corrente, mas conhecem factos? Vamos a eles!
Até 1974, foram disputados 40 títulos do Campeonato Português. O SL Benfica venceu 20 deles, contra 14 do Sporting, 5 do FC Porto e 1 do Belenenses.
Após o 25 de Abril de 1974, e nas três épocas seguintes, o SL Benfica foi tricampeão, e nos primeiros 20 anos, o SL Benfica conquistou 10 campeonatos, o FC Porto venceu 8, enquanto que o Sporting, apenas 2. Sim, aqueles que tinham vencido 14 campeonatos durante o regime, já nos primeiros 20 anos de liberdade conseguiram meter um total de dois troféus de campeão no seu museu, curioso não é? Mas há mais...
O antigo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 1 de Dezembro (data da Restauração da Independência) e a 5 de Outubro (Implantação da República) foi inaugurado o 3º anel.

Já a ditadura ajudou o FC Porto a construir o já desaparecido Estádio das Antas, simbolicamente inaugurado a 28 de Maio de 1952 pelo General Craveiro Lopes (dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo), lembram-se da data que foi inaugurado o antigo Estádio da Luz? E o terceiro anel?

Quando o SL Benfica foi ocupar o campo 28 de Maio, onde jogava o Sporting, muda o seu nome para estádio do Campo Grande, relembro que 28 de Maio foi o dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo (ditadura).

As ligações do FC Porto ao poder permitiram-lhe nas épocas de 1939/40 e 1941/42 o alargamento dos nacionais, o que salvou o FC Porto da descida à 2ª divisão por duas vezes.

O SL Benfica sempre foi olhado com suspeita pelo regime, pois tinha uma bandeira de cor vermelha, a cor associada a todos os que lutavam contra o governo fascista de António de Oliveira Salazar. Também o SL Benfica foi o primeiro clube a ter eleições democráticas, e já as tinha muito antes do fim do estado novo.

O hino oficial do SL Benfica não era a música escrita por Paulino Gomes Júnior e cantada pelo tenor Luís Piçarra, o "Ser Benfiquista", o hino oficial do SL Benfica, foi composto por Félix Bermudes e chamava-se "Avante Benfica", mas foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder pela conotação da palavra "avante".

Na história do SL Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro da Costa são alguns desses exemplos. José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro diretor do jornal do Benfica.

Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa, o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo, por alegadamente estar tomado por "conspiradores". Um outro presidente, Júlio Ribeiro da Costa, teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição.

O SL Benfica chegou a ter um presidente operário, Manuel Afonso, também oposicionista e foi de longe o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar."

CONTINUA..

Saudações Gloriosas,
Chama Imensa

Anónimo disse...


CONTINUAÇÃO

"Em 1954/55, o SL Benfica conquistava o seu 8° título de Campeão Nacional, e é curioso que não foi indicado para a Taça dos Clubes Campeões Europeus da época seguinte (1955/56).Sim, naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o SL Benfica, mesmo sendo campeão, não foi o escolhido pelo regime para disputar a prova europeia.

O clube que em 1954/55 terminou em terceiro lugar, atrás de Belenenses e SL Benfica, foi o clube escolhido pelo regime para disputar a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1955/56, falo do Sporting Clube de Portugal.

Em 1961/62, o SL Benfica foi obrigado a jogar a final da Taça de Portugal em casa do adversário, o Vitória de Setúbal, um dia depois de o mesmo SL Benfica ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Os 15 jogadores do SL Benfica que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo em Setúbal, no qual o SL Benfica perdeu por 1-0. Estranho, o Salazar era amigo e não deu um jeito à coisa?

Nos 20 anos após a revolução de Abril, o Benfica conquistou um total de 17 títulos nacionais, contra 13 conquistados pelo FC Porto, já o Sporting conquistou 4 em 20 anos, o que não deixa de ser curioso para quem tinha conquistado um total de 23 títulos nacionais durante o regime, parece que com a queda do mesmo alguém deixou de meter títulos no museu, e não foi o Benfica ou FC Porto!

Hoje, 42 anos depois da queda do regime, o SL Benfica meteu no seu museu um total de 14 títulos de Campeão Nacional, o FC Porto foi 22 vezes campeão, já o Sporting conquistou uns espantosos 4 campeonatos em 42 anos, mas durante o regime, 41 anos, conquistou 14, curioso!

Conclusão: O clube mais próximo da ditadura sempre foi o Sporting, pois era o clube que tinha simpatizantes com maior peso na sociedade da altura. O Sporting era o clube do regime, o número de títulos conquistados por SL Benfica, FC Porto e Sporting nos 41 anos de regime e nos 42 anos de liberdade falam por si. Contudo, Salazar aproveitou-se das vitórias do SL Benfica para se promover e credibilizar como faria qualquer outro ditador".

Saudações Gloriosas,
Chama Imensa

Anónimo disse...

Só tretas!

O que conta é um penalti roubado ao Moreirense e o Gaitan por expulsar com 0-0.

#colinho


Vasco!

Anónimo disse...

Ahahahhahahahaha!!!! Priceless, Vasco Inácio, priceless.
Tens a vuvuzela afinadinha. Que mimo. Ahahahahahhaah!!!!