domingo, 3 de janeiro de 2016

JESUS E AS FALSAS CONTAS


 

JESUS MENTE OU NÃO TEM MEMÓRIA

 

Sempre que Jesus fala do passado é para o distorcer. A sua falta de rigor é conhecida. Não apenas no português, que trata mal, às vezes mesmo muito mal, mas também sempre que invoca o argumento estatístico.

O ano passado no Benfica, depois de uma primeira volta excepcional, em que apenas perdeu 5 pontos, afirmou no começo da segunda: “O Benfica faz sempre segundas voltas melhores do que a primeira”. Mentira. Somente no primeiro ano de Jesus e no quinto é que a segunda volta foi melhor do que a primeira. Nos restantes foi sempre pior. Muito pior. Tendo atingido o descalabro em 2010/2011 e 2011/2012 em que perdeu na segunda volta 18 pontos e 15, respectivamente, contra 12 e 6 na primeira!

Mas não foi apenas o ano passado que Jesus deturpou os números. Ontem voltou a fazê-lo no deslocado elogio a Lopetegui. Disse Jesus que o ano passado o Sporting tinha 10 pontos a menos. Falso. À 15.ª jornada o Sporting tinha 30 pontos. Este ano tem 38. Oito a mais. Oito não são dez. Disse que o Porto tinha agora muitos mais pontos que o ano passado. Sim, tem alguns a mais, mas poucos. Apenas 2. Sublinhou que o Benfica (sem o citar expressamente, mas era ao Benfica que se referia) tinha mais 10 pontos do que este ano. Falso, também. Tinha mais do que este ano 6 pontos, sendo o ano passado a melhor primeira volta do Benfica dos seis anos que Jesus lá esteve. Uma primeira volta em que perdeu apenas 5 pontos. Somente em 2012/2013, ano em que perdeu o campeonato no Dragão, é que o Benfica andou lá perto – 6 pontos perdidos na primeira volta contra 7 na segunda.

Em conclusão: o Sporting está este ano a fazer um bom campeonato – 38 pontos à 15.ª jornada -, mas inferior ao que o Benfica fez o ano passado (40 pontos à 15.ª) e um pouquinho melhor do que fez Leonardo Jardim (34 à 15.ª).

A grande vantagem de Jesus relativamente aos adversários mais directos está nas bolas paradas (o Sporting faz “bloqueios” mais eficazes) e nas transições rápidas, rapidíssimas. Por outro lado, o Sporting está mais seguro defensivamente do que esteve o Benfica nos seis anos de Jesus. Somente o ano o passado o Benfica sofreu em 15 jogos os mesmos golos que o Sporting sofreu este ano (7). Nos outros anos sofreu sempre mais. E está menos concretizador do que estava o Benfica de Jesus. Daqui resulta uma conclusão importante que somente o tempo se encarregará ou não de confirmar. E que é a seguinte: Enquanto o Benfica de Jesus resolvia com facilidade os jogos contra as equipas pequenas e experimentava sérias dificuldades contra as equipas grandes (Porto e equipas da Champions), o Sporting deste ano está claramente mais forte contra as grandes equipas e experimenta grandes dificuldades contra as pequenas equipas. Basta dizer que em 15 jogos da Liga portuguesa o Sporting venceu pela diferença mínima 7 jogos. Sete!

Contra as equipas que se fecham, a manter-se a tendência destes 15 jogos iniciais, o Sporting vai ter grandes dificuldades. No Benfica de Jesus passava-se exactamente o contrário. Quanto mais fraco era o adversário, mais golos o Benfica marcava.

Conclusão: tudo aponta no sentido de um Sporting campeão não obstante as dificuldades assinaladas. Por duas razões. Uma porque o Porto embora tendo uma ideia de jogo desperdiça o talento dos seus jogadores; aquele futebol lateralizado, pouco rápido e sem alma não vai chegar para ganhar o campeonato. A outra, porque o Benfica não tem qualquer ideia de jogo; o Benfica são onze jogadores entregues ao seu próprio talento e isso hoje não chega, como se verá.

 

Sem comentários: