segunda-feira, 10 de maio de 2010

AS ESCOLHAS DE QUEIROZ - ANTEVISÃO




O QUE QUEIROZ NÃO FARÁ

Daqui a cerca de duas horas, Queiroz anunciará a lista dos jogadores convocados para o Mundial da África do Sul. Logo que se tomou conhecimento da lista dos pré-convocados, ficou-se com a impressão de que a base da selecção seria a equipa do Sporting. Queiroz certamente impressionado com a brilhante carreira dos “leões” na época 2009/10 quererá jogar pelo seguro e levar um lote de jogadores que lhe dê garantias…
Veremos mais logo se esta impressão se confirma, embora de um seleccionador como Queiroz, incapaz de resistir a pressões e pouco inteligente, seja sempre de esperar tudo.
Se Queiroz atendesse à forma dos jogadores, ao modo como se comportaram durante a época, enfim, se escolhesse os melhores, não haveria muitas dúvidas. Como o passado de Queiroz não garante que aqueles sejam os critérios que o norteiam, tudo pode acontecer.
Dentro das limitadas possibilidades do futebol português, as escolhas que parecem óbvias são as seguintes:
Guarda-redes – Eduardo, Quim e Beto
Eduardo e Quim são os guarda-redes menos batidos da época; nenhum deles é um grande guarda-redes, mas nem Rui Patrício nem Hilário são soluções alternativas. Hilário é claramente pior do que qualquer um daqueles dois e também já não vai melhorar. Rui Patrício não oferece segurança.
Beto foi o melhor guarda-redes da época passada e é sem dúvida um dos mais promissores guarda-redes portugueses. Muito brevemente será o melhor. Ele é que é o futuro e não Rui Patrício.
Defesas – Ruben Amorim, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão devem considerar-se indiscutíveis, contanto que Bruno Alves vá para jogar futebol e não karaté.
Pepe não deve ser convocado; não joga há vários meses e não se pode levar ao mundial um jogador que não competiu.
Depois talvez fosse de escolher Rolando, apesar de não ser um grande central, e Meira. Para as laterais, Miguel se estiver bem fisicamente e der garantias de bom comportamento e Paulo Ferreira, que, sendo um jogador mediano, adapta-se a ambas as alas e vai fazendo o seu papel, sem brilho, mas, se não tiver azar, também não compromete.
Meio-campo – Meireles, Pedro Mendes, Carlos Martins e Deco. Talvez também Tiago e João Moutinho.
Com Deco em fim de carreira, a perder muitas bolas, em baixo de forma, não teremos uma grande linha média, mas os indicados são certamente os melhores.
Avançados – Simão, Ronaldo, Liedson, Nani, Danny e deixo o 23.º para Queiroz por não estar a ver ninguém à altura de representar a selecção.
Como mais logo se verá, as probabilidades de Queiroz coincidir com estas escolhas serão escassas.

Sem comentários: