sábado, 22 de maio de 2010

VITÓRIA DO ANTI-FUTEBOL EM MADRID




O INTER GANHOU A LIGA DOS CAMPEÕES

Num jogo em que apenas defendeu, Mourinho ganhou a Liga dos Campeões Europeus, em Madrid, derrotando Bayern por 2-0. Com um guarda-redes, nove defesas e um avançado, Mourinho, servido por excelentes jogadores, venceu.
Venceu, mas prestou um mau serviço ao futebol. Nenhum adepto de futebol, desinteressado da contenda em questão, se revê naquele futebol mercenário, anti-espectáculo, que apenas busca, com covardia e traição, alcançar a vitória.
Quem puser de parte a componente espectáculo no futebol, a que enche os estádios, a que entusiasma o público, a que anima a natureza aleatória do jogo, contribui para o seu declínio como grande espectáculo de massas.
Mourinho assenta o seu jogo na sobreexploração dos seus jogadores e na sua despersonalização como artistas da bola.
Ontem foi com Drogba, que sozinho tinha a seu cargo toda a defesa adversária, agora é com Milito, esse extraordinário jogador, que Mourinho encarrega de tudo resolver sozinho, como hoje voltou a fazer.
Colocando jogadores como Eto’o como segundo defesa lateral e marcando Arjen Robben com dois, três jogadores, Mourinho pode ganhar, mas ninguém que goste de futebol aplaude aquelas vitórias.
Diz-se que abandonará Itália no final da época. Faz mal. Itália é o único dos grandes países do futebol onde o seu tipo de jogo tem antecedentes e compreensão. Na Inglaterra, como se viu, ganhou, mas não convenceu. Foi despedido por anti-jogo. No Madrid, apesar da sede de vitórias, dificilmente o seu futebol poderá suportar o confronto do futebol artístico do Barcelona. Em Santiago de Bernabeu, a curto prazo, quererão mais que vitórias.
Elogia-se muito Mourinho, então, os comentadores portugueses ficam mesmo de gatas, mas esquece-se o futebol muito parecido que Fernando Santos praticava no Estrela da Amadora quando tinha de jogar na Luz e noutros grandes estádios. Muito semelhante, com a diferença de os jogadores de Fernando Santos serem de quinta categoria e os de Mourinho de primeiríssima qualidade.
Honra ao Bayern e Van Gaal que tentaram durante noventa minutos jogar futebol espectáculo e que devem ter somado mais de 60% de posse de bola!

Sem comentários: