segunda-feira, 24 de maio de 2010

MOURINHO NO REAL MADRID




PELA PRIMEIRA VEZ UMA SITUAÇÃO NOVA

Pela primeira vez, desde o Benfica, onde passou fugaz e arrogantemente, Mourinho vai treinar, como tudo indica, uma equipa com largo apoio popular.
Até aqui, com excepção do Benfica, onde apesar de tudo ganhou fama e prestígio, Mourinho sempre treinou equipas relativamente ostracizadas no país a que pertencem.
Foi assim com o FCP o qual, por força de uma cultura muito própria, de contemporização com a violência, de desrespeito pelos adversários, de pequeno regionalismo sectário, além de suspeitas mais que fundadas sobre o modo como encara a verdade desportiva, tem um restrito número de adeptos geograficamente muito circunscrito.
Foi assim com o Chelsea, situado num bairro rico de Londres, com poucos adeptos e sempre identificado como o clube dos ricos. Sem qualquer comparação com os populares clubes londrinos, o Chelsea viu, sob este ponto de vistam, agravada a sua situação por ter sido comprado por um oligarca russo que, em poucos anos, fez uma fortuna colossal a partir dos despojos do “socialismo real”.
Foi assim também com o Inter que é, das grandes equipas italianas, seguramente a menos popular e mais desprezada, um pouco pelas mesmas razões do Chelsea, agravadas por estarmos a falar de um país de paixões intensas tanto na política, como no futebol. Ainda um dia destes um adepto do Inter justificava o conflito de Mourinho com os media italianos dizendo. “Isso só acontece porque ele está no Inter. Se estivesse no Milan ou Juve, tudo seria diferente”.
A verdade é que a Mourinho também lhe agrada este clima de cerco, que vê inimigos por todo o lado e traições em todas as esquinas.
No Real Madrid o clima é outro por muito grande que seja a rivalidade com o Barcelona, ou até com alguns clubes de Navarra (Ossassuna) e do País Basco.
Atrevo-me a pensar que algum arrastamento nas negociações terá a ver com isto. Mourinho não estará certamente interessado em trabalhar com pessoas civilizadas como Jorge Valdano e vai querer construir no RM um clima semelhante àquele que sempre tem tido por onde passou, salvo no Benfica.
Depois, haverá outros problemas: os de protagonismo com as vedetas do Real. Quem mais vai sofrer será Cristiano Ronaldo a quem auguro o fim dos “dias felizes” em Madrid se passar a ter José Moutinho como treinador.
Vamos ver…

Sem comentários: