domingo, 9 de maio de 2010

A CAMINHADA DO BENFICA NA ÉPOCA 2009/2010




APENAS FALTOU ALGO PARA QUE FOSSE EXCELENTE

A época 2009/2010 do Benfica foi a todos os títulos notável, não apenas quando isoladamente analisada, mas principalmente quando comparada com as últimas vinte épocas. Dificilmente poderia ser melhor, depois de tudo aquilo por que o Benfica passou nos últimos anos.
Para ser excelente apenas faltou um resultado diferente em Liverpool e no Porto. Não são tanto as derrotas que estão em causa, nem até a expressividade de cada uma delas, mas antes o facto de a equipa ter falhado em dois momentos decisivos. O primeiro de afirmação na Europa, depois de uma carreira até então notável, o segundo de conquista do campeonato no campo do seu maior rival, depois de uma época interna quase impecável.
As demais derrotas não têm o mesmo significado. Não tem a derrota de Poltava, pois a eliminatória já estava ganha, nem a de Atenas, um simples acidente de percurso. O mesmo se diga da eliminação da Taça de Portugal pelo Guimarães e da derrota em Braga por 2-0. Em qualquer destes casos, o Benfica poderia ter ganho. Perdeu pelas contingências do jogo, sem que com isto se pretenda pôr em causa o mérito dos vencedores.
Também não foram os quatro empates na Liga que deslustram a época: o primeiro, contra o Marítimo, em circunstâncias normais teria terminado numa goleada; o de Alvalade, a zero, foi o menos conseguido de todos e onde talvez fosse exigível pedir mais; já os de Olhão e de Setúbal foram consentidos de forma diferente, mas são resultados perfeitamente normais numa liga com trinta jogos.
Para a história, se o Benfica ganhar o campeonato, ficará um dos melhores scores do futebol português nas provas por pontos, a duas voltas. Aliás, o melhor de sempre desde que as vitórias valem três pontos e os empates um.
Em circunstâncias normais, este campeonato já estaria ganho. Acontece que o Braga fez igualmente uma prova excepcional, também ela susceptível de justificar a vitória, se não tivesse encontrado pela frente um Benfica, até hoje, ainda melhor.
O Porto esteve ao seu nível. Não costuma fazer melhor, salvo no primeiro campeonato ganho por Mourinho, tristemente célebre por tal vitória ter coincidido com as visitas de árbitros a casa de Pinto da Costa, a “fruta” distribuída antes e depois dos jogos e ainda ao facto de haver vários jogos sob suspeita que aliás levaram à penalização desportiva do clube, em termos de resto muito brandos…
Aconteça o que acontecer mais logo no Estádio da luz, neste dia chuvoso e triste de Maio, o Benfica terá realizado, do ponto de vista exibicional, uma das épocas mais espectaculares da sua história, só mesmo comparável às dos tempos áureos da década de sessenta.
Os resultados obtidos devem-se aos jogadores, que igualmente formam um dos melhores planteis da história do clube e ao treinador Jorge Jesus que reintroduziu no Benfica uma mentalidade vencedora e espectacular, que, até à sua chegada, se julgava perdida para sempre.

Sem comentários: