segunda-feira, 10 de maio de 2010

BENFICA CAMPEÃO




AFINAL, O NACIONAL EXISTE

Nas muitas e variadas declarações, que antecederam os jogos de hoje, do treinador do Braga e dos seus jogadores, o Nacional da Madeira não existia. Dava-se como certa a vitória do Braga com total desrespeito pelo adversário. Afinal, o Nacional da Madeira existe e o Braga, mesmo que o Benfica tivesse perdido, não teria sido campeão. Certamente que o treinador do Braga tem uma boa justificação para o empate. E, como de costume, essa justificação não passará pelo mérito da equipa adversária.
O Benfica ganhou com toda a naturalidade, num jogo diferente, emotivo, e sagrou-se campeão nacional pela 32.ª vez!
Foi a melhor equipa ao longo de toda a época. Também a mais espectacular. A que melhor futebol praticou. A que mais golos marcou. A que menos golos sofreu.
Os melhores jogadores da Liga estiveram no Benfica, pese embora o valor de Falcão e o conjunto harmonioso do Braga. Mas os artistas, os verdadeiros artistas, moraram sempre na Luz. Foram eles que praticaram o futebol que mais espectadores mobilizou.
Esse o problema do Benfica. Segurar Di Maria, David Luiz, Cardozo, Ramires ou mesmo Xavi Garcia não vai ser fácil. E principalmente não vai ser fácil substituí-los. Se saírem apenas dois, o Benfica ainda ficará com uma grande equipa. Mas se forem cinco, o Benfica corre o risco de repetir o exemplo do Porto - que tem recebido rios de dinheiro no fim de cada época, apesar de manter o défice - e de ter de refazer o essencial da equipa.

Sem comentários: