quarta-feira, 26 de maio de 2010

SOBRE O PRÓXIMO MUNDIAL



OS MAIS FORTES

O próximo Mundial da África do Sul provavelmente não trará surpresas, embora seja previsível que as equipas com melhores jogadores não ganhem. Como de costume, ganhará o melhor conjunto.
A equipa que tem indiscutivelmente melhores jogadores é a Argentina. A Argentina tem tantos e tão bons jogadores que os que não vão à África do Sul, bem orientados, teriam grandes hipóteses de discutir o primeiro lugar.
Maradona, um jogador ímpar, cuja performance apenas poderá ser superada por Messi, se continuar com o mesmo nível de rendimento que tem tido até aqui, está muito longe, como treinador, de se assemelhar ao que foi como jogador.
Vê-se que a equipa não tem uma ideia de jogo. Vive do extraordinário valor dos seus jogadores.
Portanto, não é muito seguro que consiga ultrapassar os obstáculos seguintes, se um conjunto bem organizado se atravessar no seu caminho.
Sorte diferente poderá ter a Espanha igualmente servida por excelentes jogadores e muito bem conduzida. O Brasil é uma incógnita. Os jogadores mais conhecidos nem sempre têm conseguido na selecção aquilo que os brasileiros mais desejavam. Veremos como se comportam os outros. E veremos também como Dunga actuará num contexto muito diferente do contexto sul-americano.
Grandes esperanças acompanham a selecção inglesa, não tanto pelo nível dos seus jogadores, que é um nível médio alto, semelhante ao dos que na última década participaram noutras competições, mas pela excelência do seu treinador, Fábio Capelo. É equipa para chegar muito longe, porventura ao título.
E, por último, vem a Itália, que pode sempre ser campeã. Tal como as equipas de Mourinho, a selecção italiana é formada e treinada para não perder em caso algum e, à medida que o torneio se aproximar do fim, para ganhar.
Fora do rol dos favoritos, mas imediatamente a seguir, a França e a Alemanha, teoricamente com mais hipóteses para a França do que para Alemanha. Embora a Alemanha possa contrariar todos os prognósticos.
Dos três seguintes: Holanda, Dinamarca e Portugal, a selecção portuguesa é a que terá mais dificuldades em transpor a fase de grupos. Provavelmente ficará por aí.

Sem comentários: