sábado, 30 de outubro de 2010

ARMANDO DIEGO MARADONA, 50 ANOS



O QUE O TORNA ÚNICO

Já aqui tivemos oportunidade de escrever a propósito de Pelé e dizer que ele é, pelos títulos conquistados, o maior.
Todavia, Maradona é único! Dentro e fora do campo. Nunca ninguém esquecerá as suas brilhantes exibições no Campeonato do Mundo de 1986, nem como tentou repetir esse êxito, quatro anos depois, em Itália. Esteve perto de o conseguir: perdeu na final contra a Alemanha. Nunca mais, depois dele, a selecção da Argentina voltou a chegar tão longe. Também nunca ninguém esquecerá o que fez pelo Nápoles e como conseguiu levar o insignificante clube do mezzogiorno italiano à vitória em dois campeonatos nacionais contra os poderosos clubes do norte.
Igualmente inesquecíveis são os seus fantásticos golos, sem esquecer o que foi marcado com a mão – a mão de Deus – contra a Inglaterra. Por isso, muitos o consideram o melhor jogador de sempre. Tecnicamente era fantástico. Jogava com o pé esquerdo, mas nunca ninguém notava que lhe faltava o direito, tal a mestria com que fazia da bola o que queria. Era clarividente no passe, imbatível no drible e mortífero no remate em jeito!
Estatisticamente, porém, os seus títulos e palmarés não se equiparam aos de Pelé. Um Mundial de sub 20; um Campeonato do Mundo; um campeonato argentino; dois campeonatos italianos; uma Taça do Rei (Espanha); uma Taça de Itália; uma Supertaça de Itália; e uma Taça UEFA. Melhor marcador, por três vezes, do campeonato metropolitano argentino e, por duas, do nacional; melhor marcador do campeonato italiano (uma vez) e da Taça de Itália, também uma vez.
Maradona, além da selecção da Argentina, ao serviço da qual participou em quatro fases finais do campeonato de mundo (de 1982 a 1994), jogou no Argentino Juniors, pequeno clube de Buenos Aires onde começou a sua extraordinária carreira de futebolista – aos nove anos já era entrevistado para a televisão e com quinze anos atraía multidões. Mais tarde, foi transferido para o grande e popular clube da Argentina, o Boca Juniors, tendo, no primeiro jogo em que alinhou pelo novo clube, levado à Bombonera 65 mil pessoas! Seguiu-se o Barcelona, onde tudo lhe correu mal: doença por mais de três meses (hepatite); lesão (106 dias fora dos relvados por entrada violenta de Goikoetxea) e castigo (três meses de suspensão, pela enorme confusão na final da Taça do Rei com o Atlético de Bilbau). Depois, seguiu-se o Nápoles, para onde o Barcelona aceita transferi-lo e Maradona aceita ir por estar financeiramente arruinado.
É, porém, no pequeno Nápoles, sem história no futebol europeu e sem palmarés na Itália (apenas duas Taças de Itália e alguns títulos nas divisões inferiores) que Maradona revela, na Europa, toda a sua extraordinária classe. Recebido no Estádio de San Paolo como um Deus, Maradona acabaria por ser decisivo nas duas vitórias que até hoje o Nápoles ostenta no campeonato italiano, tendo-lhe fugido a terceira por ter sido derrotado na penúltima jornada pelo grande Milan, de Van Basten e Ruud Gullit.
Em Nápoles, Maradona estava no seu ambiente, a ponto de em 1990, no Campeonato Mundo, ter influenciado os napolitanos a apoiar a selecção da Argentina contra a Itália. Ficou célebre o seu apelo aos napolitanos: “Durante trezentos e sessenta e quatro dias do ano, vocês são considerados pelo resto do país como estrangeiros e, hoje, têm de fazer o que eles querem, torcendo pela selecção italiana. Eu, por outro lado, sou napolitano durante os trezentos e sessenta e cinco dias do ano”.
A partir de 1990 começa a decadência, deixa o Nápoles em litígio, ruma a Sevilha, onde não faz nada de muito especial; de Sevilha regressa a Argentina, assina pelo Newell’s Old Boys, onde uma série de lesões o impedem de jogar mais quatro jogos oficiais. A seguir é a passagem pelo campeonato do mundo de 1990, depois de uma cura de emagrecimento, que juntamente com outros factores, levou a mais uma análise antidoping positiva. Castigado durante quinze meses pela FIFA, Maradona tenta o lugar de director-técnico em dois pequenos clubes argentinos. Sem êxito nesta passagem, volta, com Cannigia, ao Boca Juniors como jogador, onde as coisas até começaram por não correr mal, mas foram piorando à medida que o campeonato se aproximava do fim. Com excepção de uma notável vitória sobre o River Plate, o grande rival do Boca, nada de muito importante há assinalar. Afasta-se definitivamente em 1997.
Com crises múltiplas depois daquela data, algumas das quais lhe iam custando a vida, Maradona não deixou de ser notícia quase sempre pelas piores razões.
A sua grande tristeza continua a ser a exclusão da selecção de 1978 (que viria a ganhar o Mundial) por decisão de Menotti. A grande alegria, a vitória de 1986, no Campeonato do Mundo, realizado no México.
Dentro dos relvados nunca foi controverso, apesar de nem sempre ser pacífico. Porém, quando tentou prolongar a sua carreira para além do razoável, depois de já ter sido punido várias vezes sempre pelo mesmo motivo, todo o mundo suspirava pelo seu afastamento definitivo, por respeito ao enormíssimo jogador que ele tinha sido. Fora dos relvados, Maradona, quando lúcido, tem combatido os grandes poderes instalados. Infelizmente, essa luta tem sido pouco considerada pelo rosário de erros graves que tem cometido ao longo da vida.
Nomeado seleccionador da Argentina, conseguiu, depois de um apuramento difícil, causar alguma emoção na África do Sul, pelo estilo caloroso e carinhoso com que lidava com os jogadores. A derrota contra a Alemanha por 4-0, embora não lhe tenha retirado popularidade junto dos indefectíveis, fê-lo perder o lugar de seleccionador da Argentina, que continua a ser a sua grande ambição.
O que reservará o futuro a Maradona? Na Argentina tudo pode acontecer…

Sem comentários: