quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BENFICA DIZ ADEUS À LIGA DOS CAMPEÕES




JORGE JESUS TEM MUITO QUE APRENDER

Com o resultado de ontem, em Lyon, o Benfica praticamente disse adeus à Champions League, mesmo que ganhe – e não vai ganhar – os três jogos que lhe faltam.
De facto, se o Lyon apenas ganhar ao Hapoel de Chipre ficará com 12 pontos e, seguramente, um goal average melhor que o do Benfica; se o Schalke 04 apenas perder com o Benfica ficará também com 12 pontos e, ao que tudo indica, com um goal average igualmente melhor que o do Benfica.
Portanto, mesmo na hipótese óptima, que não se confirmará, o Benfica não chegará lá…
E não chega porque não tem equipa para isso. Tão-pouco o treinador está à altura dos grandes desafios de uma Liga dos Campeões, quase sempre jogada ao mais alto nível.
Como ontem se viu, os jogadores falham muitos passes, a maior parte das vezes deixando a equipa em situação de risco. Depois, individualmente, com excepção de Coentrão – um fantástico jogador – todos os demais perdem no confronto directo com os de Lyon.
Poderia, todavia, o Benfica ter feito muito mais, se o treinador, por um lado, não insistisse em pôr a equipa a jogar como se lá tivesse Di Maria e Ramires; e, por outro lado, se tivesse compreendido a tempo e horas como joga o Lyon. A arrogância com que partiu para França – “Ganhar ao Lyon é perfeitamente normal” – foi-lhe fatal.
Com um meio campo muito frágil e deixando ao Lyon a possibilidade de atacar pelas alas, quase sempre em condições de um para um, pouco mais restava ao Benfica do que aguentar dentro da sua área o sufoco que o adversário lhe causava.
Depois da expulsão de Gaitan, Jesus deveria ter-se preocupado menos com o empate que, como se viu era uma miragem, e muito mais em não sofrer golos que, na melhor das hipóteses, lhe vão ser fatais nas contas finais.
Na próxima jornada é provável que tudo fique decidido: não parece que o Benfica tenha equipa para ganhar ao Lyon.
E, assim, o Benfica volta a desperdiçar a hipótese de fazer algo na grande Europa. Com excepção da época de Köeman, tem sido sempre a mesma desgraça.
Jesus que ponha os pés na terra, olhe para Mourinho (com muita humildade) e tente aprender algo com ele…

Sem comentários: