quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MANOBRAS DE MOURINHO




AS COMUNICAÇÕES À IMPRENSA E OS DESMENTIDOS
José Mourinho



No melhor estilo daquilo que aprendeu noutras paragens, Mourinho procura tirar partidos dos acontecimentos de Camp Nou, tentando reforçar entre os “hinchas” do Real Madrid a ideia de que há um inimigo externo que luta com poderes subterrâneos contra o Real Madrid, vendo nele, o treinador, o principal alvo a abater para que tal cruzada seja coroada de êxito.

Esta bacoca estratégia não tem rigorosamente nada de novo. É usada na política por qualquer aprendiz a ditador e é utilizada no futebol pelos chamados clubes párias que vêem nela um bom processo para reforçar a união interna contra os principais adversários, doravante transformados em inimigos, e acima de tudo para porem os seus principais responsáveis a coberto de qualquer crítica interna.

Ainda agora, a propósito da actuação de Mourinho em Camp Nou, sendo de prever uma ríspida reacção dos sectores madridistas que não alinham nas “manobras” de Mourinho, o treinador, por intermédio do seu porta-voz pessoal, pôs a circular a notícia de que estava a ponderar abandonar o Real Madrid por não se sentir suficientemente defendido e acima de tudo por se sentir muito só na defesa dos interesses do clube.

Como o presidente do Real Madrid já tem neste momento o seu futuro hipotecado aos resultados desportivos de Mourinho não teve outra alternativa que não fosse a de publicar um comunicado acusando o banco do Barcelona de, durante toda a partida, ter provocado o banco do Real Madrid, deixando implícita com esta denúncia uma desculpa para o comportamento de Mourinho no fim do jogo, nomeadamente para com Tito Vilanova, adjunto doe Guardiola. Simultaneamente, Mourinho e o seu porta-voz não só desmentem o que antes tinham posto a circular com desculpas esfarrapadas (como a de que o telefone ter sido clonado!), como publicam um comunicado em que o treinador pede desculpas aos verdadeiros madridistas, não aos falsos, pelo seu comportamento, agora justificado por não ser um homem ás direitas, isento de hipocrisia! E o porta-voz acrescenta que tem de se compreender o que fazem a Mourinho, bem como as suas reacções, por ele estar a trabalhar para o “clube mais odiado”!

Mourinho pode reunir nas suas mãos todo o poder. Pode transformar Florentino Pérez num pobre instrumento da sua estratégia para a vitória. Pode, inclusive, despersonalizar a maior parte dos jogadores que tem ao seu serviço. Pode até ganhar alguma coisa recorrendo aos conhecidos processos extra-futebol de que se costuma servir para vencer. Mas não ter futuro em Madrid. Mourinho não compreendeu o Real Madrid, não compreendeu os espanhóis e a sua actuação vai servir para mais tarde demonstrar que a irracionalidade no futebol tem os seus limites.

E o mais provável é que tudo se precipite muito rapidamente…


Sem comentários: