segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PEDRO HENRIQUES – O GRANDE DETURPADOR



DECISÃO INADMISSÍVEL DA TVI


A TVI manteve no programa desportivo Mais Futebol a mesma equipa do ano passado, depois da saída de Sá Pinto.
É absolutamente inadmissível que a emissora tenha escolhido para comentar a arbitragem um árbitro classificado em último lugar na época 2009/2010 e que, por isso, teria baixado de categoria se tivesse continuado no activo. Acontece que Pedro Henriques é medíocre. Mas é mais do que isso: como ele está vendo o mesmo que todos nós vemos e interpreta os lances de forma completamente diferente daquilo que eles foram e sempre em benefício directo ou indirecto do mesmo clube só pode tirar-se a conclusão de que tal comentador não é confiável. E nada pior do que ter no futebol gente ostensivamente suspeita. A TVI tem obrigação de o mandar para casa imediatamente se quiser servir o futebol. Se, pelo contrário, pretender associar-se à batota deve mantê-lo.
 Dos lances apreciados relativos à primeira jornada a única coisa que se pode dizer a partir das imagens apresentadas é que no jogo do Guimarães-Porto Benquerença esteve igual a si próprio. Ou seja, uma alma gémea de Pedro Henriques. Marcou contra o Guimarães uma grande penalidade inexistente e fez que não viu uma mão de Rolando…que continua, como na época passada, com autorização para jogar a bola com a mão dentro da área. Mas há mais: o jogador que pisou Moutinho foi punido e Moutinho numa entrada violenta sobre um avançado do Guimarães foi punido com amarelo quando deveria ter sido expulso.
Nas várias incidências do jogo vê-se perfeitamente que Benquerença arbitrou a favor do Porto. Como sempre. Também não deveria estar no futebol
No jogo Gil Vicente - Benfica é completamente falso que Nolito esteja em off-side. Há uma imagem distorcida que sugere essa possibilidade, mas na imagem em que se vê a metade do campo defendida pela turma de Barcelos percebe-se perfeitamente que Nolito está em jogo. Aliás, nem sequer está em linha!
No jogo de Alvalade é falso que o Jogador do Olhanense tenha tocado voluntariamente a bola com a mão. Na rotação do corpo a bola toca-lhe na mão involuntariamente. De acordo com o critério da generalidade dos árbitros portugueses tal situação não configura uma infracção. Critério certamente discutível, antes de mais pela sua subjectividade. Em tais casos não seria nada difícil, mesmo tendo em conta a letra da lei, formular um critério objectivo que pusesse termo às polémicas que tais lances suscitam.
Há duas expulsões não sancionadas, uma para cada lado. No lance do golo anulado a Postiga, parece que o jogador está em jogo. Mas a imagem da TVI não é esclarecedora. Pode ser que na emissora que transmitiu o jogo tenha sido mostrada outra imagem, mas as da TVI não esclarecem nada.
Em conclusão: continua tudo na mesma: batota no campo e batota no comentário…

Sem comentários: