quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O BENFICA EMPATOU NA HOLANDA


A ELIMINATÓRIA NÃO ESTÁ RESOLVIDA

'Rei' Artur vale empate ao Benfica na Holanda (2-2)

 O Benfica empatou na Holanda contra o Twente no play off da Liga dos Campeões 2011/2012 num jogo bem disputado, emocionante e com várias hipóteses de golo para cada lado.
As oportunidades do Twente foram quase todas neutralizadas por Artur que fez mais uma grande exibição. Desde Michel Preudhomme que o Benfica não tinha na baliza um guarda-redes com tanta classe. Artur é um daqueles guarda-redes que despontam tarde, que se afirmam perto dos trinta e que ainda têm pela frente uma grande carreira. Ao Benfica não poderia ter acontecido nada melhor depois da decepção que Roberto constituiu a época passada.
O Twente marcou muito cedo, aos seis minutos, depois de Gaitan ter desperdiçado uma oportunidade flagrante de golo quando se encontrava isolado a frente a Mihaylov.
Depois de um começo mais forte dos holandeses, o Benfica empatou num grande golo de Cardozo, depois de uma recuperação de bola de Aimar, que voltou a realizar uma grande exibição.
Pouco depois numa jogada de contra-ataque em que participaram vários jogadores do Benfica, Witsel, frente ao guarda-redes adversário, numa demonstração de grande classe e de grande compreensão do que é um jogo colectivo, lateralizou para Nolito que assim marcou o terceiro golo na Champions.
Na primeira parte, em remates de longe ou de bola parada Artur foi chamado a intervir, fazendo-o sempre com segurança, embora o Benfica tivesse o jogo relativamente controlado.
No segundo tempo intensificou-se a pressão do Twente, com Artur sempre a responder bem, e com o Benfica a ameaçar marcar o terceiro.
Aos sessenta minutos, Aimar foi substituído por Saviola, e o jogo do Benfica perdeu alguma consistência. Saviola não concretizou a maior parte das jogadas em que interveio, nem trouxe nada de novo ao ataque do Benfica.
Ruben Amorim entrou para o lugar de Gaitan, mas não foi suficiente para compensar a nítida baixa de forma física de Maxi. Revendo o encontro, percebe-se que com o "Maxi doutras eras" o Twente não teria marcado os golos que marcou – nem o primeiro, nem o segundo. Em ambos Maxi tem responsabilidades. As condições em que entrou na equipa, depois da vitória na Copa América, não são as melhores. Tal como o ano passado vai ser necessário esperar algum tempo para ver chegar o grande Maxi.
Perto do fim do jogo, o Twente empatou com um golo irregular sancionado pelo árbitro e pelo juiz de baliza, ambos muito perto do lance.
O Benfica terminou o jogo tranquilamente, poderia até ter ganho, se Nolito mantivesse a mesma eficácia a que nos acostumou.
Em suma: o Benfica tem todas as condições para passar a eliminatória, mas não pode facilitar. Tem de defender melhor e ser mais eficaz no ataque. De sublinhar que os golos sofridos pelo Benfica este ano têm sido todos de bola corrida. Talvez porque nas bolas paradas tenha Artur na baliza. Talvez porque nas bolas corridas a defesa precise ainda de muito trabalho. Cinco golos em quatro jogos oficiais é muito golo…

Sem comentários: